Tragédia em Brumadinho: Sindjus-DF manifesta sua solidariedade às vítimas

Com sentimento de pesar e profunda consternação, o Sindjus-DF lamenta imensamente o ocorrido e expressa sua solidariedade à população e às vítimas da tragédia causada pelo rompimento da Barragem I Mina do Feijão em Brumadinho (MG). O Sindicato deseja força e resiliência à população atingida e a todos os profissionais e voluntários envolvidos na operação de resgate que está em curso.

O Sindjus-DF espera que o Judiciário e o Ministério Público empenhem seus esforços no que for necessário dentro de suas competências para apurar as causas e punir os responsáveis por essa tragédia. As vítimas e seus familiares, a sociedade e o meio ambiente clamam por providências enérgicas e imediatas no sentido de minimizar os efeitos da tragédia e de não mais se permitir que os responsáveis por um dano incalculável como esse fiquem impunes.

O que aconteceu em Mariana (MG) há três anos se mantém vivo na memória de todos os brasileiros e deveria, no mínimo, ter servido para evitar que novas vidas pagassem pela ganância das mineradoras e pelo descaso dos governos. A repetição dessa tragédia anunciada, desta vez em Brumadinho-MG, só demonstra o total descaso com que as empresas e o governo vêm tratando essa questão e potencializa ainda mais suas responsabilidades acerca da exploração desenfreada do meio ambiente e das vidas que foram ceifadas, pois de lá pra cá se verifica que nenhuma medida preventiva e efetiva foi adotada para evitar a ocorrência de outros desastres.

O Sindjus-DF, neste momento de dor e indignação, exige Justiça.