Sindjus-DF participa de reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Pública

Na tarde desta quarta-feira (13/03), o coordenador-geral do Sindjus-DF Costa Neto participou da reunião semanal da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Pública. Na oportunidade, os presentes discutiram detalhes sobre o relançamento da Frente, que ocorrerá no dia 20 de março, no Auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, reunindo mais de uma centena de sindicatos, associações, federações e centrais sindicais e dezenas de deputados federais e senadores. Até o dia de ontem, a frente já havia recolhido a assinatura de 30 senadores e mais de noventa deputados.

A quarta-feira foi movimentada na Câmara dos Deputados, com a instalação de comissões e eleição das mesas diretoras. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), por exemplo, foi instalada e terá como presidente o deputado Felipe Francischini (PSL-PR). O colegiado é considerado o mais importante da Casa e terá, entre vários outros temas, a prerrogativa de iniciar a tramitação da PEC 06/19.

A CCJ analisará se a proposta de reforma, encaminhada pelo governo federal, está de acordo com a Constituição Federal. O primeiro passo da tramitação é a instalação de comissão especial que debaterá o assunto. Segundo Felipe Francischini (PSL-PR), o relator do texto da reforma deve ser definido até a próxima terça-feira, dia 19. O colegiado terá 40 sessões para analisar a proposta que altera as regras da aposentadoria.

Portanto, toda a pressão se faz necessária. Diante da urgência do tema, mesmo antes do seu relançamento oficial, a Frente tem se reunido para debater várias propostas e definir estratégias de enfrentamento à Reforma da Previdência. O Sindjus-DF participou de todas as reuniões até aqui contribuindo para o debate e fortalecendo essa iniciativa.