15 de maio: Sindjus-DF parabeniza Assistentes Sociais pelo seu dia

Nesta quarta-feira (15/05), celebramos o Dia do Assistente Social. A data é referente à regulamentação da profissão, que aconteceu há mais de cinquenta anos, e tem por objetivo dar visibilidade a esses profissionais e suas demandas, de modo a valorizar essa categoria tão importante para a efetivação dos direitos da população.

Esses profissionais atuam para que a população de um modo geral e os grupos sociais mais desfavorecidos tenham melhores condições de vida, saúde e trabalho. Trabalham em várias esferas e lutam ativamente pela garantia dos direitos humanos.

O Sindjus parabeniza esses profissionais, em especial os assistentes sociais que integram os quadros do Poder Judiciário e do MPU. Profissionais que, por meio de seu trabalho edificante, colaboram de diversas formas com a construção de uma sociedade mais justa.

Trata-se de um trabalho que requer bastante dinamismo, pois precisam estudar condições que atendam as novas demandas da sociedade, fazendo relações do problema de uma pessoa com o contexto social. Muito conhecimento e habilidade para superar desafios são características relevantes no universo dos assistentes sociais.

É comum pensar nesses profissionais nas Varas de Família e nas Varas de Infância e Juventude, mas os assistentes sociais estão presentes em muitos espaços dentro do Poder Judiciário e do MPU, colaborando não só para o funcionamento dessas instituições, mas para a efetivação da Justiça.

Saiba mais sobre a data:

O Dia do Assistente Social surgiu a partir da aprovação da Lei nº 3.252, de 27 de Agosto de 1957, através do Decreto Federal nº 994, de 15 de Maio de 1962, que regulamenta e oficializa a profissão no Brasil. Porém, em 1993, a Lei nº 8.662, de 7 de Junho de 1993, revoga a Lei de 1957 e aplica uma nova Lei de Regulamentação da Profissão. Portanto, em homenagem à regulamentação da profissão, em 1962, o dia 15 de Maio é considerado o Dia Nacional do Assistente Social.

🔥950 Total de Visualizações