Plano de carreira: Categorias do Executivo estão chegando perto do teto salarial

O funcionalismo público vive um momento importante na luta pelo aprimoramento de sua carreira, inclusive na questão salarial. Categorias do Poder Executivo, de responsabilidade semelhante a nossa, estão se organizando e garantindo seus direitos. Graças a um esforço concentrado de mobilização dessas categorias, que incluem, entre outros, auditores-fiscais da Receita Federal, analistas do Banco Central e diplomatas, o governo vai promover um aumento salarial progressivo até 2010 que aproxima do teto do setor público, que hoje está em R$ 24,5 mil, os servidores que estão no final da carreira.

Vale lembrar que em dezembro próximo receberemos a sexta e última parcela do PCS III. O plano reajustou satisfatoriamente nossos salários, mas não podemos cruzar os braços e ficar à própria sorte em relação ao futuro. A luta por melhores condições de trabalho e por salários justos é contínua. Por isso, estamos reunidos em torno da elaboração de um Plano de Carreira que garanta a nossa constante valorização. O sindicato, durante o mês de agosto, levará até você esse debate. Mas é importante que você participe dos seminários e de toda essa campanha, com suas sugestões, idéias e mobilizações. O sucesso dessa luta depende do empenho de cada servidor. Por isso, além de vivenciar plenamente este momento, cative seus colegas de trabalho a fazerem o mesmo.

Do modo que está disposto a conjuntura dos novos salários do Poder Executivo, o auditor-fiscal da Receita (classe especial/ padrão IV), que pertence à categoria que aderiu em peso a uma greve de 54 dias, está no topo da tabela, recebendo até 2010 o valor de R$ 19.451. Ao lado do auditor, com o mesmo salário projetado, estão às categorias especiais de Procurador da Fazenda Nacional, Advogado da União, Procurador Federal, Defensor Público e Procurador do Banco Central.

O coordenador-geral do Sindjus, Roberto Policarpo, conclama aos associados do sindicato a participarem da luta em prol do futuro da nossa carreira. “Os servidores da nossa categoria tem um importante papel a desempenhar no desenvolvimento da nação. Para que não fiquemos desvalorizados em relação aos profissionais que exercem atribuições semelhantes a nossa é necessário entrar de corpo e alma nesta luta, que precisa incendiar os ânimos da categoria a fim de fortalecer a nossa negociação junto ao governo. Plano de Carreira Já!”