Servidores do STF e STM debatem a carreira

O Sindjus dá continuidade à rodada de debates sobre o novo plano de carreira no Judiciário. Nesta sexta-feira (dia 15), aproximadamente 150 servidores participaram dos debates no STF e no STM. “Precisamos debater bem com toda a categoria para apresentar uma proposta consolidada o mais rápido possível, todos estão acompanhando a nossa situação salarial frente à outras carreiras de mesmo nível no executivo e legislativo”, acrescenta o coordenador-geral do Sindjus, Roberto Policarpo.

O diretor-geral do STF, Alcides Diniz da Silva, esteve presente e disse que, como servidor de carreira, está preocupado com a vida funcional do servidor e declarou apoio integral as ações do Sindicato em relação à discussão sobre o novo plano de carreira. “Já é hora de debater as questões relativas ao servidor. Antes só discutíamos tabela, mas hoje temos interesse sobre a jornada de trabalho e a ascensão funcional, temas importantes, que devem ser retomados”, ressalta.

Alcides também falou sobre a importância da participação da categoria, com sugestões e propostas, ao novo Plano de Carreira. “Temos que brigar por nossos interesses, somos muito importantes nesse processo”, afirma. E reafirmou também seu compromisso na elaboração de uma proposta sintonizada com a categoria. “Reafirmo meu compromisso de ajudar a formular uma proposta de qualidade para nossas demandas. Vamos elaborar um Plano de Carreira com a proposta perfeita e mais próxima dos nossos anseios”, diz.

O Sindicato ressaltou a importância dos servidores fazerem propostas individuais e coletivas. Porque a entidade tem o interesse e o objetivo de cuidar de todas as demandas. O Sindicato trouxe algumas sugestões de temas a serem discutidos pelos servidores:: melhorar a remuneração, definir as atribuições de cada servidor, definir critérios para ocupação de cargos em Função Comissionada (FCs) e Cargo em Comissão (CJs) e por último a formação e o desenvolvimento da carreira.

O diretor-geral do STM, Moisés Francisco de Sousa, defende a discussão sobre a jornada de seis horas, a gestão democrática, ascensão funcional, perspectiva de valorização do servidor, com treinamentos, recriação do adicional por tempo de serviço. “Os PCSs conquistados com muita luta, afastaram o fantasma do nepotismo e aperfeiçoaram a nossa carreira. Devemos louvar o mérito do Sindicato”.

Em resposta ao chamado do sindicato os servidores participaram ativamente dos debates, veja a seguir:

Veja algumas opiniões dos servidores que participaram das reuniões:

“Temos que colaborar com o Sindicato e formular e defender a nossa proposta nacionalmente, que contemple as especificidades do DF”, afirma James Marcell Nery de Almeida, analista judiciário do STF

“Em 18 anos de existência o Sindicato desempenha um papel perfeito. Com pró atividade, ele consegue ouvir e entender os anseios da categoria. Ele quer nos ouvir e implantar um PC, que seja resultado de um processo democrático”, fala Fernando Fernandes Nunes Pereira, analista judiciário do STF

“Acho ótima a iniciativa do Sindicato de trazer a discussão do PCs para o órgão. O Sindicato esta começando a discussão da base, do servidor. Quando fomos apresentar as propostas ao Presidente, serão propostas claras e esclarecidas”, afirma Luiza Gallo Pestano, analista judiciária do STF

“É fundamental tornar oficial a jornada de trabalho de 6 horas, melhorar os adicionais de qualificação. Para que possamos ter resultado de nosso esforço, custo e tempo: essas são minhas propostas ao novo PC”, diz Frederico Nello Simões Barbosa, analista judiciário do STM

“Ouvir o servidor é essencial para a elaboração de um novo PC, acho louvável a iniciativa do Sindjus e depois partir para uma proposta. A participação de todos os servidores é fundamental, quem faz o Sindicato ganhar as causas é o servidor, então todos tem a obrigação de estar aqui e apoiar a entidade de classe”, afirma Luci Rodrigues de Lima, técnica judiciária do STM

Veja nossas próximas reuniões:

20/08 – TST, às 14, Auditório
20/08 – TRT, às 16h, Saguão do Tribunal Pleno