MPU adere ao debate sobre carreira

O MPU participou ontem (21/5) do ciclo de debates sobre plano de carreira. Oitenta e sete servidores estiveram presentes a reunião promovida pelo Sindjus, que neste mês de agosto se dedica aos debates e discussões sobre o plano de carreira. Os servidores do TRE também contribuíram com sugestões e propostas nesta quinta-feira.

O Presidente da Associação do MPF (ASMPF), Marcos Ronaldo Freire de Araújo explica que desde março de 2008 o Sindjus está discutindo a carreira e em agosto esse debate chegou a cada local de trabalho. “Temos que nos somar para discutirmos a carreira e fortalecer outros pontos importantes para ampliarmos nosso conhecimento. Vamos analisar os pontos principais da discussão para que saibamos o que deve ser feito”, afirma.

A carreira está sendo discutida em todo os órgãos e também precisa ganhar a adesão dos servidores que não compareceram aos debates, já que a organização é o único meio de conseguir uma carreira mais justa. A secretária-geral da ASMPF, Edilene Vasconcellos. “A reunião promovida pelo Sindjus é muito importante. Temos que iniciar o debate sobre plano de carreira e definir um caminho a seguir. Quero parabenizar o Sindicato pela iniciativa”, ressalta.

A questão da remuneração, foi o tema central da discussão no MPU. Os servidores apresentaram algumas dúvidas, que foram sanadas pelo coordenador-geral do Sindjus, Roberto Policarpo, que ressaltou ainda, “não queremos discutir apenas sobre salário, vamos discutir sobre outros temas, que também são importantes para construção de uma carreira”.

Definição de atribuições, escolha de critérios para ocupações de Cargos em Comissão e Funções Comissionadas, terceirização, soluções para o crescente processo de informatização, combater o desvio de função e pensar em uma política salarial, que atualize os salários para o próximo período, foram pontos discutidos nas reuniões. “A reunião foi ótima, todos os servidores participaram ativamente do debate, tirei minhas dúvidas e fiz sugestões. Agora, pretendemos construir um PC democrático e de qualidade”, afirma Laércio Bernardes dos Reis, técnico de Transporte e Segurança do MPF.

“O servidor deve se conscientizar que sua participação é essencial no desenvolvimento do processo de elaboração do plano de carreira. O Sindicato é feito de pequenas partes, que somos nós”, afirma a analista Judiciária do TRE Marília Guedes de Albuquerque. O último dia de debates é hoje (22/05), os servidores do TJDFT e do TSE estão convidados a participar da reunião, a partir das 14h, para a construção de um plano de carreira justo e democrático.

Acompanhe os horários das últimas Reuniões:

TSE, às 14h, Auditório
TJDFT, às 16h, Tribunal do Júri