Encontro define GT Nacional de Carreira e propostas serão encaminhadas para debate nos sindicatos

A luta pela construção e aprovação do Plano de Carreira do Judiciário Federal e MPU teve um importante avanço neste final de semana [30 e 31 de agosto] com a reunião ampliada da Fenajufe. Representantes dos vários sindicatos filiados à Federação estiveram reunidos durante os dois dias, em Brasília, para discutirem as propostas apresentadas pelos Estados sobre os principais pontos que norteiam o debate sobre a Carreira. Ao todo, participaram 97 pessoas, representando 23 sindicatos de base [Sinjeam/AM, Sindjufe/BA, Sitraemg/MG, Sindjus/DF, Sindissétima/CE, Sinje/CE, Sinjufego/GO, Sindjus/AL, Sindjufe/MS, Sindjuf/PA-AP, Sintrajufe/PI, Sintrajufe/MA, Sintrajuf/PE, Sindjero/RO, Sinjutra/PR, Sisejufe/RJ, Sintrajurn/RN, Sinsjustra/RO, Sindjufe/TO, Sindiquinze/SP, Sintrajufe/RS, Sintrajusc/SC e Sintrajud/SP], além da Fenajufe.

Como foi o debate na ampliada?
As discussões da reunião ampliada foram baseadas nos relatos apresentados pelos representantes dos sindicatos, com base no resultado das diversas atividades sobre o Plano de Carreira realizadas em todo o país. Após a apresentação das propostas, ainda no primeiro dia da ampliada, uma comissão de diretores da Fenajufe sistematizou as contribuições da categoria. No domingo [31], foi apresentada a sistematização, que continha os pontos de consenso e os pontos para serem debatidos pelo plenário e que deverão ser discutidos, de forma aprofundada, entre os sindicatos e a categoria.

A reunião ampliada também definiu o GT de Carreira da Fenajufe, formada pelos seguintes titulares: Débora Mansur [MG], Démerson Dias [SP], Jacqueline Albuquerque [PE], José Carlos Oliveira [RS], Marcos Santos [PB], Roberto Policarpo [DF] e Saulo Arcangeli [MA]; e pelos suplentes Jailton Assis [DF], José Moraes Júnior [AL], Pedro Aparecido [MT], Sheila Tinoco [DF] e Valter Nogueira [RJ].

O objetivo deste GT é trabalhar em cima das propostas consideradas de consensos pela reunião ampliada e também organizar e sistematizar as sugestões que ainda virão dos sindicatos. Os integrantes do GT também estarão disponíveis para participarem das atividades sobre Carreira nos Estados. E por fim, deverão elaborar a minuta de proposta sobre o Plano de Carreira.

Calendário de Carreira
A Diretoria Executiva da Fenajufe apresentou ao final da reunião ampliada o calendário dos próximos meses, incluindo as atividades específicas sobre Carreira. Nos dias 8 e 9 de novembro, será realizado o 2º Encontro Nacional sobre Carreira da Fenajufe, sem caráter deliberativo, com o objetivo de aprofundar o debate entre a Fenajufe e seus sindicatos de base. E nos dias 29 e 30 de novembro, a Fenajufe promoverá a Reunião Ampliada sobre Carreira, com caráter deliberativo e critério de participação, que será divulgado posteriormente na convocatória.

Na reunião ampliada será aprovada a redação final do Plano de Carreira, por isso a Fenajufe orienta que os sindicatos continuem aprofundando o debate com a categoria durante os meses que antecedem a ampliada.

A diretoria da Federação orienta, também, que todos os sindicatos informem para o e-mail [email protected] o calendário de debates, encontros, seminários e assembléias específicas sobre Plano de Carreira.

Os pontos consensuados pelos participantes da reunião ampliada e os que deverão ser discutidos com a categoria nos Estados foram encaminhados aos sindicatos, no Informa 34 desta terça-feira, 2 de setembro.

Da Fenajufe – Leonor Costa