Quinta-feira tem festa, cultura e cidadania para você

Em mais uma atitude rumo à consolidação da cidadania, o Sindjus firmou uma parceria que vai trazer muita coisa boa para você e para Brasília. Você já ouviu falar da ONG T-Bone? Pois bem, entre outras atividades, essa ONG criou e implantou as Paradas Culturais na W-3 Norte possibilitando o acesso à leitura às pessoas de todas as classes e faixas etárias que não estão acostumadas a freqüentar as tradicionais bibliotecas. Gostou? Então pode comemorar, pois você agora também é parte desse projeto. Isso mesmo! Unindo as nossas idéias a esse importante espaço de divulgação, promovemos o encontro de muitas Brasílias com um único objetivo: aprimorar a cidadania.

Para concretizar esse ideal, o sindicato está patrocinando o “Parada Cultural”, que é um Jornal do Ponto de ônibus. De início, serão distribuídos sete mil exemplares mensais em todas as 35 paradas de ônibus da W3 Norte. Nessas paradas são movimentados mais de mil livros por dia, por meio de empréstimos e devoluções que estão integrando a capital e seus moradores numa leitura social. Para contribuir com esse enriquecimento cidadão, o Sindjus, que ganhou uma página do “Jornal do Ponto”, vai levar até os leitores informações sobre direito, justiça e cidadania. Ou seja, você passou a ter um espaço e pode ajudar a mudar a realidade de muitas pessoas que carecem de subsídios para tecer um novo horizonte.

Para marcar o lançamento do primeiro número, haverá um show com o pai do reggae de Brasília, o cantor Renato Mattos. Além de música, o evento promete poesia e literatura da melhor qualidade, já que os vencedores da 2ª edição do concurso literário Rachel de Queiroz estarão presentes. O mímico Miquéias Paz também se apresentará nesta noite cultural dedicando um pouco de sua arte aos presentes. Para deixar ainda mais plural essa pluralidade, que é marca de um sindicato que se orgulha em apoiar projetos como esse, será lançada uma campanha de arrecadação de livros.

Portanto, se você quiser presentear o desenvolvimento cultural de Brasília com um livro que já leu e anda meio esquecido em sua estante ou gaveta, a hora é agora. Pode parecer um gesto simples, mas milhares de pessoas não têm acesso ao universo mágico dos livros. Portanto, por meio de uma doação literária ou poética você pode mudar a vida de muitas pessoas. Atenção: os dias e horários do recolhimento das doações pelo sindicato em seu local de trabalho serão divulgados em breve em nosso site. Por hora, cabe a você comemorar essa parceria, participando dessa festa que une cultura, alegria e cidadania. Nesta quinta-feira, vamos todos ao T-Bone nos divertir e aplaudir atitudes positivas que transformar o mundo em um lugar melhor de se viver.

Renato Mattos

O cantor que vai agitar o lançamento do “Parada Cultural” é compositor, instrumentista e pesquisador musical. Baiano de nascimento e Brasiliense de coração, Renato já percorreu a Europa defendendo o balanço brasileiro em festivais importantes. Aprimorou sua técnica nos EUA e voltou ao Brasil, para curtir o sucesso da música “Um telefone é muito pouco”, gravada por Leo Jaime. Cantou sua com Cássia Eller e se apresentou com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional. Atualmente desenvolve trabalho com sua nova “Banda laya”, composta por bateria, baixo teclado, violão e voz.

Informações:

Data: 11/09