Eleições UnB: José Geraldo vence segundo turno

Com 51,6% dos pontos válidos, o professor José Geraldo, que é parceiro do Sindjus em muitos projetos, venceu a disputa pela reitoria da UnB. O resultado foi anunciado oficialmente pela Comissão Organizadora da Consulta (COC) às 3h desta sexta-feira (26/9), no Centro Comunitário Athos Bulcão. Cerca de 300 pessoas acompanhavam o resultado, entre estudantes, servidores e professores.

Do grupo que acompanhava a chapa 76 – UnB Século XXI, vencedora, metade era composta por alunos da universidade. “Foram os estudantes que mais rapidamente se deram conta do momento difícil que a universidade vivia e que mais rapidamente se mobilizaram, contagiando o resto da universidade”, disse José Geraldo.

EMOÇÃO – A soma dos votos eletrônicos foi apresentada à 0h40, com uma larga vantagem para José Geraldo. A partir daí, começou a contagem dos votos em papel. A chapa 73 – Compromisso com a UnB, de Pimentel, recomendou a seus eleitores que votassem nas cédulas convencionais. A cada urna apurada, Pimentel se aproximava do primeiro colocado, garantindo quase duas horas e meia de expectativa para ambos os lados.

Após o anúncio do resultado, José Geraldo e seu vice, João Batista, se dirigiram a Márcio Pimentel para cumprimentá-lo pela disputa. “Vou contribuir para a UnB da mesma forma que sempre fiz. Volto ao laboratório e continuo como sempre trabalhei pela universidade”, afirmou Pimentel, que teve 48,39% dos pontos.

LISTA TRÍPLICE – No dia 3 de outubro, uma lista tríplice será submetida ao Conselho Universitário (Consuni) da UnB. O documento será encabeçado por José Geraldo, seguido por Pimentel e Volnei Garrafa, da chapa 75 – É agora UnB.

Depois de aprovada pelo Consuni, a lista será encaminhada ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que deverá escolher um dos nomes indicados. O escolhido, então, será nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: UnB

🔥60 Total de Visualizações