Exposição: Negras Raízes

Vinte de novembro é o Dia Nacional da Consciência Negra. A data – escolhida pelo Movimento Negro Unificado em 1978 – não foi escolhida ao acaso, e sim como homenagem a Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares e símbolo da resistência negra, assassinado em 20 de novembro de 1695. O sofrimento do negro africano ao chegar ao Brasil, suas lutas para agüentar as mazelas da escravidão, são marcas difíceis de serem apagadas e estão enraizadas na história do negro no país, que foi construída com muito suor e sangue.

A realidade, o sofrimento e também as alegrias desse povo que contribuiu com elementos fundamentais à cultura brasileira, poderão ser vistas na exposição “Negras Raízes”, do artista plástico Josafá Neves, entre os dias 5 e 27 de novembro, na Galeria Chapelaria do Congresso Nacional.

A exposição tem o objetivo de comemorar o mês da Consciência Negra de forma realista e verdadeira. Na exposição Josafá Neves mostra em seus quadros a beleza e a diversidade do negro. São 17 telas em óleo sobre tela, que refletem ainda, a perfeição, proporcionalidade e firmeza dos traços pintados pelo artista.

Nascido em Brasília, no dia 20 de setembro de 1971, Josafá sonhava em ser artista plástico desde pequeno, a proporção, perspectiva, cores e formas sempre chamavam a atenção do garoto. Começou a desenhar no asfalto com giz de cera, daí não parou mais. Em 1996 começou a se dedicar integralmente aos estudos e à prática da arte.

Já participou de diversas exposições coletivas e individuais com óleo sobre tela, escultura e cerâmica. Foi selecionado em vários concursos e salões. Hoje, Josafá dedica todo o seu tempo à arte.

🔥33 Total de Visualizações