Grupo de trabalho se reúne para discutir a proposta dos servidores de todo o País

O Grupo de Trabalho da Fenajufe está reunido, na tarde desta segunda-feira (17/11), na sede da entidade, para sistematizar e discutir as diretrizes do trabalho da Federação e do Sindjus na comissão interdisciplinar. O membro titular do GT Roberto Policarpo está representando os servidores do Distrito Federal no debate, defendendo suas reivindicações e sugestões. Os esforços do GT estão voltados para que os trabalhos da comissão avancem ao máximo para que na reunião ampliada da Fenajufe (29 e 30 de novembro) as propostas dos pontos (consensuados ou não) estejam no papel, para facilitar a deliberação. Vale destacar que a mesma reunião que criou o GT Nacional, definiu 11 consensos para serem focados na comissão. Segundo os coordenadores do Sindjus presentes, a reunião nacional é um espaço importante para firmar os interesses dos servidores do DF na estruturação de um plano plural, justo e democrático. Os suplentes para a vaga do Distrito Federal, Sheila Tinoco e Jailton Mangueira, também acompanharam a reunião.

Quais são esses 11 consensos?

1) Conceituação de carreira, cargo e classe na lei.
2) Definir as atribuições dos cargos em lei para evitar o desvio de função e a
terceirização;
3) Garantir que não haja terceirização nos cargos da carreira;
4) Definição de critérios objetivos e democráticos para as Fc´s;
5) Paridade entre ativos e aposentados;
6) Desvinculação dos cursos aos cargos e Fc´s para concessão de AQ´s;
7) Melhoria da remuneração;
8) Desenvolvimento na carreira;
9) Aumentos dos percentuais de AQ;
10) Carreira única;
11) Quadro único para a mobilidade

Consensos dentro da Comissão

As primeiras reuniões da comissão interdisciplinar já demonstraram que esses consensos serão focados ao longo das discussões. A comissão definiu que vai nortear suas reuniões em torno de cinco pontos centrais: atribuições e requisitos de cargos, funções comissionadas e cargos em comissões, AQ, desenvolvimento na carreira e remuneração do cargo efetivo. O Adicional de Qualificação foi o primeiro ponto a passar por um debate mais profundo.