Sindjus fará parte de fórum do TRT-10

O presidente do TRT10, Mário Caron, reuniu, nessa quarta-feira (19/11), representantes das instituições envolvidas na justiça do trabalho do Distrito Federal e Tocantins, como servidores, advogados e Ministério Público do Trabalho, para tratar da criação de um fórum permanente de discussão. Segundo o presidente, já há um tempo ele pensava nesse encontro visando buscar debater idéias e saídas conjuntas para problemas e angústias comuns. O fórum contará com reuniões mensais, ata das discussões e encaminhamentos.

Durante o evento, o coordenador-geral do Sindjus, Roberto Policarpo, elogiou a iniciativa do encontro e da criação do fórum, sobretudo, a compreensão da administração em apostar em saídas democráticas, de abrir-se à discussão de cada momento, de fortalecer a coletividade que é a essência do serviço público. “A preocupação do nosso sindicato vai além das lutas por reajuste salarial, da defesa de melhores condições de trabalho e alcança a construção de uma melhor prestação jurisdicional. É o que todos queremos. E ao envolver os servidores nesse debate, valoriza-se não só a categoria, que dedica grande parte de sua vida ao tribunal, mas toda a estrutura jurisdicional”, enfatizou Policarpo.

A presidente da OAB/DF, Estefânia Viveiros, comprometeu-se, em participar ativamente com a apresentação de pautas para discussão coletiva: “É uma iniciativa fantástica. Extremamente democrática”. Para o Ministério Público do Trabalho, representado pelo procurador-chefe, Ricardo Pereira, o fórum é um espaço que poderá trazer propostas de soluções para problemas enfrentados pelos trabalhadores do DF e do Tocantins.

Além do Tribunal Regional do Trabalho, do Sindjus, da Ordem dos Advogados, do Ministério Público do Trabalho, da Associação dos Advogados Trabalhistas, outras instituições podem ser convidadas para tratar de pautas específicas durante os trabalhos do fórum. A próxima reunião ficou agendada para o dia 10 de dezembro.