Correio Braziliense: Convite à “ocupação” da UnB com criatividade

Universidade faz recepção aos 2,7 mil calouros com provocação para que eles tomem conta dos espaços acadêmicos e culturais

A Universidade de Brasília (UnB) realiza hoje, a partir das 9h, uma recepção para os 2,7 mil calouros que vão ingressar na instituição a partir da próxima segunda. O reitor, José Geraldo de Sousa Junior, e os decanos apresentarão as normas acadêmicas aos futuros profissionais e distribuirão kits de orientação sobre a universidade. O evento ocorre no Centro Comunitário Athos Bulcão e será transmitido ao vivo pela internet e pelo canal da UnB TV (canal 6 da NET). Os alunos dos câmpus de Ceilândia, Gama e Planaltina que se inscreveram para a cerimônia serão transportados por ônibus da universidade.

Este semestre, a reitoria decidiu estender a programação de boas-vindas para inserir os novatos no contexto universitário durante 15 dias. Shows, palestras, debates e exibição de filmes marcam as atividades nos câmpus do Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina. O teólogo Leonardo Boff participará da programação. Ele e o rapper Gog, de Ceilândia, farão uma aula da inquietação, no dia 30, às 9h, no Teatro de Arena.

Durante a recepção, os calouros serão convocados a “ocupar a UnB”, em alusão à ocupação da reitoria feita pelos estudantes no ano passado, e que levou à renúncia do ex-reitor Timothy Mulholland. O evento, marcante para a história da instituição, deve servir de exemplo para mostrar inconformação, inquietude e luta, na opinião do atual reitor, José Geraldo de Sousa Junior. “Queremos que os estudantes ocupem os espaços físicos, acadêmicos e culturais da universidade, de forma criativa e pacífica”, esclarece.

Uma surpresa está sendo preparada para os estudantes. O convite para que eles ocupem os espaços da instituição não estará só em faixas e cartazes. Todas as 22 paradas de ônibus do câmpus do Plano Piloto serão grafitadas. As cenas desenhadas são de estudantes inseridos no cotidiano da UnB. São 12 desenhos diferentes, feitos por meio de estencil, uma técnica de aplicação de grafite usada para reproduzir imagens. Em todas, o recado será dado: “Ocupe a UnB. A universidade é sua”.

Resgate histórico

A reitoria espera que a história da UnB seja resgatada durante a recepção aos calouros. Por isso, funcionários farão um passeio com os estudantes pelos prédios da universidade. A trilha interpretativa acontece amanhã, a partir das 9h. Durante duas horas, os estudantes vão conhecer os lugares que marcaram a memória da universidade. O site Eu, estudante preparou um guia completo sobre a programação da quinzena de boas-vindas aos calouros. Lá está todo o roteiro da trilha interpretativa, os debates previstos e as palestras agendadas para março, além de informações sobre os câmpus e os programas de assistência estudantil.

Volta às aulas

2,7 mil calouros ingressarão na UnB

16 de março é o primeiro dia de aulas

Hoje, às 9h, o reitor recebe os calouros no Centro Comunitário da UnB

Amanhã, às 9h, acontece a primeira trilha interpretativa pelo câmpus. O ponto de partida será o Auditório Dois Candangos, na Faculdade de Educação

Fonte: Correio Braziliense

🔥14 Total de Visualizações