Fábio Konder Comparato recebe apoio de conselheiros da OAB

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aprovou nesta segunda-feira (dia 9), durante sessão plenária e por unanimidade, manifesto público de solidariedade ao jurista e medalha Ruy Barbosa da OAB, Fábio Konder Comparato. Depois de publicar artigo se referindo a ditadura militar brasileira, no dia 17 de fevereiro de 2009, o jornal Folha de S.Paulo, foi alvo de argumentos e mobilização de membros da sociedade civil, como Fábio Konder

De acordo com a publicação: “As chamadas ‘ditabrandas’ partiam de uma ruptura institucional e depois preservavam ou instituíam formas controladas e disputa política e acesso à Justiça.” Em 20 de fevereiro, Fábio Konder enviou cartas ao jornal repudiando o uso do termo e questionando a posição do jornal em relação aos direitos humanos perpetradas durante o período militar.

O jornal se manifestou de forma contrária e respondeu ao professor Fábio Konder de maneira ofensiva, dizendo que as críticas eram “cínicas e mentirosas” em suas cartas enviadas a redação do jornal.

A sessão plenária estava composta por 81 conselheiros federais da entidade, em Brasília. Durante a reunião os conselheiros destacaram a contribuição à sociedade e à história do Brasil dada por Fábio Konder Comparato e destacaram as qualidade e virtudes que o fizeram ser merecedor da Medalha Ruy Barbosa – comenda máxima oferecida pela OAB, há três anos.