Conferência Nacional de Comunicação: é real

“Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, este é o tema da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, de acordo com a publicação do Diário Oficial desta sexta-feira (dia 17). Mais uma batalha vencida em prol da democratização da comunicação. Foi publicado na sessão de hoje, do Diário Oficial o decreto em que o Presidente da República convoca, oficialmente, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação para os dias 1°, 2 e 3 de dezembro de 2009.

“Com a data, oficialmente, marcada da Conferência Nacional de Comunicação temos algo concreto, podemos comemorar, as rádios comunitárias, TV´s, movimentos sociais e setores ligados a comunicação estão muito felizes com esse decreto, é um momento histórico. Tínhamos duas expectativas: uma da publicação do decreto e a outra da portaria que oficializa o inicio das conferências distrital, estaduais e municipais, que deve ser publicada na semana que vem”, afirma a diretora do Sindjus e integrante da Comissão Pró-Conferência Nacional de Comunicação, Sheila Tinoco.

Conforme determina o artigo 2º do referido decreto, “a 1ª Confecom será presidida pelo Ministro de Estado das Comunicações, ou por quem este indicar, e terá a participação de delegados representantes da sociedade civil, eleitos em conferências estaduais e distrital, e de delegados representantes do poder público”.