Fique atento ao prazo de declaração de Imposto de Renda

Faltam apenas dois dias para a conclusão da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2009, o prazo de envio do documento pela internet termina às 24 horas da próxima quinta-feira (dia 30). Mas os contribuintes que optarem pela declaração em formulário devem ficar atentos ao horário de funcionamento dos bancos e Correios, que fecham mais cedo.

Segundo dados da Receita Federal, apenas 18,3 milhões de declarações foram entregues até o momento, 7 milhões de contribuintes ainda estão em débito. São esperadas 25 milhões de declarações de contribuintes que tiveram rendimento tributável superior a R$ 16.473,72 em 2008. Obedecer o prazo de entrega estipulado pela Receita Federal é importante pois o descumprimento deste gera multa mínima de R$ 165,74 ou máxima, de 20% do Imposto devido. Para fazer a declaração pela internet acesse o site http://www.receita.fazenda.gov.br/principal/Informacoes/InfoDeclara/declaraPF.htm. De acordo com a Receita Federal o programa IRPF2009 pode ser utilizado em qualquer sistema operacional.

Baixe os programas da receita: IRPF2009, Receitanet.