Candidatos ao cargo de procurador-geral debatem suas propostas

O debate que ocorreu na manhã de ontem (19), reuniu os cinco candidatos a Procurador Geral da República num encontro promovido pela Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR). Um dos candidatos, o Subprocurador Eitel Santiago disse que, se eleito, lutará pelo pagamento da Parcela Autônoma de Equivalência (PAE) aos procuradores. “Todo mundo quer ganhar um pouco mais”, ressaltou.

Para a Subprocuradora-geral da República, Ela Wiecko, que integrou três vezes a lista tríplice, o formato do debate com perguntas de servidores e procuradores acabou privilegiando discussões com caráter administrativo.

Num outro momento, os candidatos discutiram o caso dos procuradores que exercem atividades externas, se todos deveriam gozar, em determinados casos, de duas diárias. Um dos concorrentes, o vice-procurador-geral, Roberto Monteiro Gurgel, afirmou que o pagamento das diárias tem sido correto. “Nós teríamos o enriquecimento ilícito, que, sobretudo, seria inadequado em se tratando de membros do Ministério Público”, afirmou. Diante da exaltação dos ânimos, o subprocurador Wagner Gonçalves lembrou que as diárias, geralmente acima de R$ 700,00 são maiores até do que recebem os ministros do STF. “Acho bom à diária do jeito que está”, declarou.

Para o diretor do Sindjus que acompanhou os debates, Valdir Nunes Ferreira, todos se propõem a manter bom diálogo com os servidores. “Todos declararam que desejam um procurador geral mais transparente e mais aberto a diálogos, oposto do atual secretário-geral da PGR, Carlos Frederico”, afirmou Valdir.

A lista tríplice será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe a escolha do novo procurador-geral na próxima sexta-feira (22).

Os servidores podem votar na eleição simulada através da enquete, na página principal do site do Sindjus. A eleição paralela é uma iniciativa do Sindjus, em consonância com a vontade manifestada pelos vários ramos do Ministério Público, participe você também.

🔥8 Total de Visualizações