Folha de S. Paulo: Além de enchentes, Nordeste tem de enfrentar falta de luz

Com as chuvas que não cessam no Nordeste, parte dos atingidos pelas enchentes no Maranhão, no Ceará e no Piauí –os três Estados mais castigados– está sem energia elétrica até nos abrigos improvisados.

Em ao menos 78 cidades, os habitantes sofrem com falta de luz. Não há luz em 80% do município Trizidela do Vale (MA) há duas semanas.

Pelo levantamento, a situação é mais grave no Maranhão, Estado onde 58 cidades estão com o fornecimento de energia prejudicado.

As pessoas que enfrentam tanto a falta de luz quanto as enchentes são, em sua maioria, aquelas que permaneceram em casas atingidas ou foram colocadas em abrigos que agora estão em áreas inundadas. Além de preservar a integridade física dos moradores, as empresas dizem que a interrupção parcial no fornecimento ocorre em razão de danos na rede e dificuldade para consertar os estragos.

No Ceará, sete municípios têm falta de luz. No Piauí, há pontos da rede de distribuição submersos, postes quebrados em locais sem acesso e falta de segurança para o fornecimento em áreas inundadas. O Estado tem ao menos 13 cidades com partes sem energia. As companhias de energia dizem que, com a redução do nível das águas, o fornecimento poderá ser normalizado. No entanto, isso não deve ocorrer logo, já que ainda chove no Nordeste.

Abrigo

As cerca de 40 famílias abrigadas em um hospital abandonado de Trizidela do Vale (MA) dizem sentir falta de “notícias sobre outros lugares”. A reportagem passou uma noite no abrigo improvisado. Nele, mães não dormem para espantar mosquitos, paredes viraram mictórios e velas acesas para santos em altares também iluminam o jantar. Os desabrigados não podem guardar comida em geladeiras. A água é captada das chuvas ou do rio, que inundou a cidade e se misturou com o esgoto.

AJUDE A MUDAR ESSA TRISTE REALIDADE

Participe da campanha SOS Norte-Nordeste, doando roupas, alimentos ou remédios para as vítimas das enchentes dessas regiões. Você pode procurar os postos de coletas do Sindjus nos órgãos do Poder Judiciário e do MPU, na sede do sindicato ou entregar sua doação na portaria das festas de aniversário do sindicato. Um pequeno gesto de solidariedade unido a outros ajuda a salvar inúmeras vidas. Sensibilize-se. Conscientize. Participe!