O Povo: Mais de 350 mil deixam suas casas no Nordeste

Ao menos 393 municípios de 13 Estados foram afetados pelas chuvas este ano. O Maranhão, atualmente, é o Estado que tem o maior número de municípios atingidos (88).

As chuvas que atingem grande parte do Brasil há mais de um mês já fizeram com que 354.049 pessoas deixassem suas casas em 13 Estados. Ao todo, 44 pessoas morreram em decorrência das enchentes, segundo balanço divulgado da Sedec (Secretaria Nacional de Defesa Civil), do Ministério da Integração Nacional.

Do total de pessoas atingidas, 236.757 estão desalojadas — hospedadas em casas de amigos ou familiares —, e 117.292 são desabrigados, ou seja, dependem de abrigos públicos. Ao menos 393 municípios de 13 Estados — Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Acre, Amazonas, Pará e Santa Catarina — foram afetados.

No Nordeste, o Maranhão, atualmente, é o Estado que tem o maior número de municípios atingidos (88), seguidos pelo Ceará (79), Piauí (40), Paraíba (28), Rio Grande do Norte (27), Pernambuco (13), Bahia (11), Sergipe (8) e Alagoas (5). No Pará são 35 municípios atingidos e 6.275 desabrigados. De acordo com o Sedec, o Acre possui dois municípios atingidos e registra 2.105 desabrigados e 1.695 desalojados.

O Sedec afirmou que 139.150 cestas básicas já foram enviadas para auxiliar os afetados pelas chuvas, além de 1,4 milhão de itens como colchões, cobertores, travesseiros, fronhas, lençóis, filtros, lonas e mosquiteiros.

Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza (CE) decidiu decretar situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem a cidade. Em nota divulgada pela prefeitura, o procurador-geral do município, Martonio Mont’Alverrne, afirmou que o decreto oficial deve sair nos próximos dias.

Segundo o procurador, o decreto servirá para facilitar a busca de recursos com os governos federal e estadual. Mont’Alverrne lembrou ainda que a capital recebe desabrigados do interior do Estado.

Em boletim divulgado na segunda-feira, a Defesa Civil do Estado contabilizava 30 residências destruídas e três danificadas por causa da chuva em Fortaleza, além de 15 pessoas desabrigadas.

Em todo o Estado, o número de desabrigados chega a 25.935, o de desalojados chega a 38.187, além de 148 pessoas feridas, 1.254 residências destruídas e 10.078 danificadas por causa da precipitação.

AJUDE A MUDAR ESSA TRISTE REALIDADE

Participe da campanha SOS Norte-Nordeste, doando roupas, alimentos ou remédios para as vítimas das enchentes dessas regiões. Você pode procurar os postos de coletas do Sindjus nos órgãos do Poder Judiciário e do MPU, na sede do sindicato ou entregar sua doação na portaria das festas de aniversário do sindicato. Um pequeno gesto de solidariedade unido a outros ajuda a salvar inúmeras vidas. Sensibilize-se. Conscientize. Participe!