Sindjus enviará lista, feita por servidores, para escolha do PGR ao presidente Lula

O Sindjus finalizou a enquete sobre o melhor nome para suceder Antônio Fernando à frente do Ministério Público da União. Assim como a Associação Nacional dos Procuradores da República realizou uma votação para formar uma lista tríplice que será enviada ao presidente Lula, o Sindjus ouviu seus filiados. Os servidores do Ministério Público não podem votar na consulta oficial para escolha do novo PGR, porém o sindicato acredita que essa simulação deve ser levada em conta pela administração do MPU e pelo próprio Lula. Sendo assim, o Sindjus encaminhará o resultado de sua enquete, que difere em muito da consulta oficial feita pela ANPR, ao presidente Lula, com o intuito de sensibilizar o presidente para que a escolha se dê, também, baseada no pensamento de quem é responsável pelo funcionamento do Ministério Público – os servidores.

Confira o resultado final da enquete feita pelo Sindjus:

Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Azeredo Bandarra

11399

Subprocuradora-geral da República, Ela Wiecko

10040

Vice-procurador-geral da República, Roberto Gurgel (MPF)

7248

Eitel Santiago de Brito Pereira

83

Subprocurador-geral da República, Wagner Gonçalvez (MPF)

82

Mario Ferreira Leite

76

Blal Yassine DalloulValeu

46

Na consulta oficial feita pela ANPR, Gurgel foi o vencedor com 482 votos, seguido por Wagner Gonçalves (429 votos), Ela Wiecko (314), Blal Yassine Dalloul (232), Eitel Santiago (117) e Mário Ferreira Leite (18).