Convênio estimula a integração de dados do MP

O Conselho Nacional do Ministério Público agora faz parte do Sistema de Informação dos e para os Membros do Ministério Público. O SIM-MP é uma rede virtual criada pelo MP do Paraná para que promotores e procuradores acessem e cadastrem dados referentes a iniciativas desenvolvidas pelo Ministério Público.

Pelo sistema, é possível ter acesso a ações civis públicas, termos de ajustamentos de conduta, recomendações, entre outros documentos. O objetivo do convênio firmado é expandir a ideia e fazer com que integrantes das demais unidades do MP também utilizem o portal para divulgar seus trabalhos e compartilhar experiências.

O termo foi assinado pelos presidentes do Conselho Nacional do Ministério Público, Antonio Fernando Souza, e da Associação Paranaense do Ministério Público, Maria Tereza Gomes. Segundo Antonio Fernando, o termo “é um indicativo do propósito do Conselho Nacional de aprimorar o trabalho do MP na sua parte administrativa e na publicidade dos atos que são praticados pelas respectivas instituições, na medida em que o software permite transmitir informações que são do interesse da sociedade”.

Na ocasião, Maria Tereza Gomes ressaltou a importância do SIM-MP como ferramenta de comunicação com os diversos públicos, inclusive a comunidade universitária. “Um dos objetivos do sistema é que ele sirva também como instrumento de avaliação acadêmica, que profissionais de outras áreas, da sociologia, ciências sociais, enfim, diversas outras áreas possam conhecer melhor o que fazemos e como fazemos”, explicou.

Para a presidente da APMP, o apoio do CNMP será fundamental para o sucesso do projeto. “Com o Conselho Nacional, o que era apenas uma iniciativa local do Paraná passa a ser um instrumento para o planejamento estratégico de todo o Ministério Público, tanto da União quanto dos Estados”, afirmou ela.

Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho Nacional do Ministério Público.