Executiva da CUT realiza planejamento de trabalho

A nova diretoria da Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal (CUT-DF) se reuniu no último final de semana para elaborar planejamento dos trabalhos a serem realizados até 2012. O início dos três dias de reuniões foi marcado com confraternização, realizada sexta-feira no Hotel Fazenda RM, que teve a participação do coordenador do sindicato Roberto Policarpo Fagundes.

O encontro com os integrantes da nova diretoria teve o objetivo de explicar o funcionamento da Central, apresentar o corpo funcional e fazer uma análise da conjuntura local. Para tanto, foi ministrada palestra com representante do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) que apresentou o cenário trabalhista do País e do Distrito Federal.

O Sindjus foi representado por três coordenadoras que também ocupam cargos na executiva da CUT. A recém criada Secretaria de Relação de Trabalho é coordenada por Sheila Tinoco. Segundo a secretária, a criação dessa e de mais outras quatro secretarias foi necessária para o DF devido à relação entre os trabalhadores e o Governo do Distrito Federal, que na maioria das vezes deixa de cumprir os contratos de trabalhos. “A CUT está dando mais atenção a precarização das formas de trabalho, que está afetando muito o serviço público de forma geral”, avaliou a coordenadora.

Também integram a executiva da Central as coordenadoras do Sindjus Eliane do Socorro Alves da Silva e Ana Paula Barbosa Cusinato, suplentes, respectivamente, da Diretoria Executiva Ampliada e do Conselho Fiscal.