Sindjus cobra e STF define calendário para PCCR

O coordenador-geral do Sindjus e membro titular da Comissão Interdisciplinar do Poder Judiciário, Policarpo, reuniu-se, na manhã desta quinta-feira (23/7), com o diretor-geral do Supremo Tribunal Federal, Alcides Diniz, para, entre outros pontos, cobrar o calendário de discussão do PCCR. Alcides informou que irá agendar uma reunião com os Diretores e Secretários-Gerais entre os dias 3 e 4 de agosto, para que a redação do anteprojeto seja fechada e encaminhada aos presidentes dos tribunais. A expectativa é de que o texto seja encaminhado ao Congresso Nacional até o final de agosto.

Policarpo aproveitou para, mais uma vez, argumentar contra a Gratificação de Desempenho (Produtividade), defendida pelos DGs e SGs. O coordenador-geral do Sindjus expôs os efeitos nocivos para a categoria e também para a administração de uma gratificação que acarretará injustiças e pressão no que se refere ao cumprimento da produtividade. “A qualidade e produção dos trabalhos desenvolvidos pelos servidores do Poder Judiciário, na maioria das vezes trabalhos estratégicos e complexos, não está e não pode ser vinculada a metas”, frisou.

Superposição de vencimentos

O sindicato tem feito reuniões com servidores de diversos tribunais que têm entendido que há um abismo na tabela salarial entre o cargo de analista e técnico. A superposição foi tema de discussão, inclusive, das oficinas promovidas pelo Sindjus para formatação da sua proposta de PCCR. Atendendo a reivindicação dos servidores, Policarpo expôs a Alcides a necessidade de fazer uma superposição de vencimentos, aproximando os cinco padrões finais do técnico judiciário com os cinco iniciais do analista.

Segundo a proposta, não haveria equiparação salarial, apenas uma aproximação de vencimentos. “É uma forma de valorizar os conhecimentos dos servidores em final de carreira do cargo de técnico, valorizando o tempo de exercício no serviço público”, destacou Policarpo. Alcides Diniz se mostrou simpático à proposta e se comprometeu a levar este tema para a reunião com Diretores e Secretários Gerais.