TJDFT eliminou mais 2 toneladas de processos judiciais findos

Cerca de duas toneladas de papel, referentes a 4172 processos judiciais findos que estavam armazenados no Arquivo Central do TJDFT foram eliminados ontem, (dia 23). Este será o terceiro lote que será doado, desde abril de 2009, quando foi iniciada a eliminação de processos.

Os processos são oriundos das Varas Cíveis de Brasília (11ª a 20ª Varas) e referem-se a ações que tramitaram entre os anos 1995 a 2000. O descarte integra a política de gestão documental da Justiça do DF e o Programa de Modernização de Arquivos (Proma) e comprovam o empenho do Tribunal de Justiça do DF em dar um destino ao enorme quantitativo de material do Arquivo Central. Neste sentido, o órgão tem publicado editais dando ciência às partes dos processos que serão eliminados e abrindo prazo de 45 dias para que, havendo interesse, façam cópias das peças que serão destruídas.

Mas se engana quem pensa que com o descarte dos processos vem também o descarte de informações. Antes de serem eliminados, os processos são avaliados e classificados de acordo com a Tabela de Temporalidade de Documentos do TJDFT – Área Judiciária, e têm suas principais peças digitalizadas e armazenadas em arquivo eletrônico, preservando assim o seu registro.

O material será fragmentado e doado à Central das Cooperativas dos Catadores de Materiais Recicláveis do DF – CENTCOOP/DF, apoiando, assim, a ação de responsabilidade socioambiental desenvolvida pelo TJDFT, por meio do Programa Viver Direito.

Fonte: TJDFT

🔥20 Total de Visualizações