Jornal de Brasília: Ipea afirma que no DF jornada de trabalho é maior que a média do País

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, da promulgação da Constituição Federal, em 1988, até 2007 a carga horária média de trabalho da população brasileira apresentou queda. A Constituição fixou a jornada máxima do trabalhador brasileiro em 44 horas semanais. A diminuição do tempo médio de trabalho, porém, não ocorreu de forma homogênea para todos os ocupados. A queda foi maior na Região Sul, para as mulheres, para os trabalhadores de maior idade e para aqueles com menos escolaridade, para os envolvidos em atividades agrícolas e para os não remunerados.

O País como um todo registrou no período estudado (de 1988 a 2007) diminuição em 10,7% na carga horária média semanal trabalhada pelos ocupados. Em resumo, a redução foi de 44,1 para 39,4 horas médias semanais de trabalho. O Distrito Federal ficou acima da média nacional, com jornada de 40,8 horas.

Escolaridade

O estudo mostrou, ainda, que há desigualdade na carga horária quando o universo analisado envolve o tempo de estudo. Segundo o estudo, quanto maior foi a escolaridade, menor foi a redução no tempo de trabalho. No caso dos ocupados com 11 anos ou mais de estudos, a redução foi de 1,2%. Os trabalhadores com menor escolaridade acabaram sendo os mais beneficiados, com queda de 18,1%.

Fonte: Jornal de Brasília