Últimos dias para enviar contribuições à 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública – Conseg

A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública – Conseg, que será realizada de 27 a 30 de agosto de 2009 em Brasília, encerra no dia 31 de julho o prazo para realização das conferências livres e para inscrições de peças nas atividades preparatórias – Mostra de Vídeo e no Festival de Música. O tema é Segurança com Cidadania. As peças, que devem ser inéditas e ter no máximo três minutos de duração, podem ser gravadas no celular ou em qualquer outra mídia que permita o envio pela Internet ao site www.conseg.com.br. Serão premiados os três trabalhos mais votados. Já os relatórios das conferências devem ser enviados até sete dias após a realização do evento, para o email relató[email protected]

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT participa da Comissão Organizadora Nacional da 1ª Conseg, uma iniciativa do Ministério da Justiça que busca consolidar uma política nacional para o setor de segurança pública, construída com a participação do poder público e da sociedade civil. Desde março de 2009, as discussões da 1ª Conseg estão acontecendo em todo o país, num processo participativo de diversos segmentos da sociedade em etapas estaduais, municipais e preparatórias. A interlocução de cada etapa tem como orientador o texto-base da Conseg, elaborado com contribuições das entidades representadas no Fórum Preparatório e na Comissão Organizadora Nacional da 1ª Conseg.

O relatório produzido pela Conferência Livre do Sistema Justiça do Distrito Federal, realizada no TJDFT em abril deste ano, foi homologado pelo Desembargador Presidente, Nívio Gonçalves, e consolida as 21 diretrizes e sete princípios sobre o tema indicados pela Conferência.

A 1ª Conseg abordará temas como cidadania, participação popular, prevenção e repressão ao crime. A expectativa é reunir mais de dois mil representantes de todo o Brasil, eleitos nas etapas municipais e estaduais.

Fonte: TJDFT