Justiça Federal entra na era virtual em 2010

A partir de 2 de janeiro de 2010 todas as varas federais e Tribunais Regionais Federais estarão com todos os processos virtualizados. O anúncio foi feito pelo ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho da Justiça Federal, durante o lançamento do projeto Transparência em Números.

Segundo ele, as ações de virtualização da Justiça Federal, previamente discutidas com o presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, atendem às diretrizes traçadas pelo CNJ, pois “visa prestigiar os princípios da transparência, da celeridade processual e da maior economia”.

O projeto de virtualização já está sendo desenvolvido no âmbito do Conselho da Justiça Federal, que o coordena. E recebeu a adesão de todos os Tribunais Regionais Federais, pois o processo deve respeitar as peculiaridades de cada região, mantendo a mesma unidade sistêmica e aproveitando as melhores experiências e práticas de cada unidade. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.