CSJT capacita técnicos e diretores de informática dos Tribunais

Desde o dia 19 de outubro, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) desenvolve uma ampla ação de capacitação, em quatro capitais, para o corpo técnico de informática dos Tribunais. A expectativa é que sejam treinados, até o final do ano, cerca de 120 servidores, nos softwares componentes da infraestrutura padrão da Justiça do Trabalho.

No plano gerencial, em consonância as recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em especial com a Resolução nº 90, que definiu metas de nivelamento de infraestrutura dos tribunais em Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação com Balanced Scorecard – BSC.

Segundo o assessor-chefe da ASTIC, Cláudio Fontes Feijó, o curso tem por objetivo nivelar os conhecimentos dos diretores de informática para que desenvolvam as boas práticas em planejamento estratégico em seus regionais e, sobretudo, colaborem para a formulaçlão do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação da Justiça do Trabalho – PETI-JT, em andamento na ASTIC.

O assessor acrescenta que o curso de PETI é imprescindível ao corpo de gerentes da Justiça do Trabalho, pois, desse modo, será possível alinhar os investimentos em TI à estratégia da Justiça Trabalhista, mensurando o grau de alcance dos objetivos estratégicos por meio da definiação de metas e indicadores.

Nessa direção vem decidindo e orientando o Tribunal de Contas da União, que preconiza que os investimentos em tecnologia da informação devem estar fundamentados em projetos e ações contidos no planejamento estratégico e plano diretor de TI, respectivamente.

A Assessoria de Gestão Estratégica do CSJT também participará da formação em planejamento estratégico de TI promovida pela ASTIC. Isso garantirá a sintonia entre as áreas de planejamento do Conselho e, certamente, aumentará as chances de sucesso das ações e projetos estratégicos da Justiça do Trabalho.

Fonte: TST