Igualdade Racial: VII Fórum Intergovernamental reúne gestores de todo país

Terá início nesta sexta-feira (11/12), às 19h, o VIII Encontro Nacional do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR). O objetivo do evento é pactuar com os gestores de todo o país as políticas prioritárias para 2010.

São esperados 800 participantes na Academia de Tênis, em Brasília (SCES, Trecho 4, Setor de Clubes Sul), onde o VIII Encontro se estende até domingo (13/12). Do total, mais de 500 são gestores municipais do FIPIR, que farão análises da política de promoção da igualdade racial e discutirão as perspectivas para o próximo ano.
Também estarão em pauta o Estatuto da Igualdade Racial, o Plano Nacional de Promoção da Igualdade Racial (PLANAPIR), e as resoluções da II Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (II CONAPIR), realizada no último mês de junho.

Compromisso

Instituído pela SEPPIR em 2004, o Fórum possibilita a descentralização das políticas de promoção da igualdade racial. Atualmente, estão conveniados ao FIPIR todos os governos dos estados e do Distrito Federal, as prefeituras de todas as capitais, e cerca de 500 outras administrações municipais.

Na opinião do ministro Edson Santos, para que o país inteiro adote as políticas de promoção da igualdade racial, é necessário que cada estado e município abracem a causa. Para ele, a participação no Fórum é uma das formas de demonstrar esse compromisso: “Representa parceria entre os governos para o sucesso das ações e o comprometimento com a criação de oportunidades em favor das populações historicamente excluídas”.

Prioridade

Entre as vantagens para o município que adere ao FIPIR, está a facilidade para a identificação e atendimento das demandas relacionadas com o tema da igualdade racial. O município também recebe prioridade no acesso a recursos federais.