Dez anos da Ouvidoria TJDFT: um marco que merece ser celebrado

Uma das pioneiras entre as Ouvidorias do Judiciário, a Ouvidoria-Geral do TJDFT comemora, em março de 2010, os seus 10 anos de atuação na prestação de informações institucionais ao cidadão.

Instituída pela Resolução nº 3, de 27/3/2000, como unidade administrativa com funções e atribuições próprias, subordinada diretamente à Presidência, a Ouvidoria-Geral do TJDFT sempre teve como foco a participação do usuário no processo de melhoria dos serviços da Instituição.

A atividade de Ouvidoria surgiu antes no TJDFT. Com a reestruturação organizacional do TJDFT, em 1997, foi estabelecida como sendo atribuição da Assessoria de Comunicação Social e, desde então, exerceu a função de acolher as percepções dos públicos interno e externo e intermediar o diálogo entre usuário-instituição.

O serviço evoluiu muito nesses dez anos. No início atendeu com os canais Alô Justiça e Ouvidor Virtual. Em 1999, lançou o Selo Justiça, carta-resposta gratuita, que ampliou o acesso dos usuários à Instituição. Com a necessidade de estruturar a Ouvidoria e garantir maior efetividade em suas rotinas, a Presidência do TJDFT implantou, em abril de 2000, o cargo de Ouvidor-Geral, a ser exercido por um Desembargador.

Em 2006, foi lançada a Central de Atendimento Alô TJ, serviço de atendimento telefônico monitorado por um sistema Informatizado de gerenciamento de manifestações (SISOUV). O Alô TJ beneficia, principalmente, o setor mais carente da sociedade que busca solução para seus problemas e não tem acesso à Internet.

Em 2008, a Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal (Lei 11.697/08) entrou em vigor e em seu art. 82 criou a Ouvidoria-Geral, definindo sua missão.

Acesse o site da Ouvidoria e conheça os seus serviços. Em destaque o volume de contatos dos cidadãos com a Instituição e o de respostas oferecidas, resultado do diálogo e aproximação entre a Ouvidoria-Geral do TJDFT e o usuário da Justiça do DF, no fortalecimento e valorização da cidadania nesses 10 anos.

Fonte: TJDFT

🔥24 Total de Visualizações