Psicólogos Do Poder Judiciário e Ministério Público se reúnem dia 9

Sindjus coordena a preparação para o Congresso Nacional de Psicologia
O Sindjus convida os psicólogos a participar do pré-congresso para a preparação do VII Congresso Nacional de Psicologia. O evento preparatório para o VII CNP ocorrerá dia 9 de março, próxima terça-feira, na sede da Fenajufe, de 9h às 12h. A Fenajufe fica no Edifício Antônio Venâncio da Silva, no Setor Comercial Sul (SCS Quadra 01 Bloco “C”, 14º Andar). O VII CNP será realizado em Brasília no período de 3 a 6 de junho e conta com o apoio do SindjusDF.

Os pré-congressos para o a etapa nacional das discussões sobre os rumos da profissão têm a tarefa de suscitar debates e levantar questões para a formulação de teses. “Nesse caso, o Sindjus participa colaborando com a organização da etapa regional do congresso porque já existe uma série de demandas do servidor psicólogo do Judiciário e MPDFT que o sindicato defende, sobretudo para quem faz trabalhos de rua, como por exemplo, a luta que pela aprovação na Câmara dos Deputados de uma gratificação para estes profissionais”, explica a coordenadora do Sindjus, Sheila Tinoco.

Segundo Sheila, o Sindjus também atua na área ajudando os psicólogos da categoria a elaborar suas teses a serem apresentadas no CNP e na defesa de outras demandas da categoria. Tradicionalmente há sempre uma ampla participação da categoria nestes eventos, o que fortalece o caráter democrático da diversidade de contribuições na construção do projeto da profissão. O CNP 2010 trabalha com o tema “Psicologia e compromisso com a promoção de direitos: um projeto ético-político para a profissão”, com o objetivo de construir um programa que possa identificar a participação da Psicologia na promoção de direitos, ampliando a possibilidade de transmitir respostas efetivas às necessidades sociais, sob a ótica da inclusão social.

Os principais eixos do congresso são: Aperfeiçoamento democrático do Sistema Conselhos; Construção de referências e estratégias de qualificação para o exercício profissional; Diálogos com a Sociedade e com o Estado. Os pré-congressos serão realizados com o objetivo de apreciar e aprovar as teses do Congresso Regional, através da mobilização e da participação de toda a categoria, em cima dos eixos estabelecidos para o Congresso Nacional.

Os Congressos Nacionais da Psicologia são a instância máxima de deliberação na estrutura dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia. São, por isso, atividades políticas da maior relevância para a profissão no Brasil. Os CNPs não são, portanto, eventos acadêmico-científicos. Os interessados em participar poderão tirar dúvidas pelo endereço http://cnp.pol.org.br/.

ENTENDA AS ETAPAS DO CNP

A primeira etapa do CNP é formada pelos eventos preparatórios: são realizados em diversos municípios. Eles têm a tarefa de suscitar debates e levantar questões para a formulação de teses. Há ampla participação da categoria, o que fortalece o caráter democrático da diversidade de contribuições na construção do projeto da profissão.

Pré-congressos: são instâncias que elaboram e aprovam as teses do Regional. Ocorre apenas um por área geográfica. Nesta instância são eleitos os delegados para o Congresso Regional;

Congresso Regional (Corep): composto por delegados eleitos nos pré-congressos. É realizado em cada Conselho Regional. Nos Coreps, são apreciadas as teses aprovadas nos pré-congressos de todo o país, e eleitos os delegados que irão ao Congresso Nacional da categoria.

Nas etapas preliminares são construídas as teses a ser debatidas no CNP. Por isso a importância de os psicólogos conhecerem as programações em seus Regionais e participarem dos eventos, o que é condição para ser eleito delegado.

Congresso Nacional: é a etapa final do processo de discussão e decisão sobre as orientações para a atuação dos Conselhos de Psicologia. Participam cerca de 230 os delegados nacionais, eleitos nos Coreps.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindjus com informações do CNP