Sangue novo na Justiça

Sindjus-DF saúda servidores que tomaram posse hoje no TJDFT

Uma turma de aprovados no último concurso do Judiciário local – realizado em fevereiro de 2008 – tomou posse hoje à tarde no salão pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A solenidade se desdobra em outros eventos até sexta-feira, dia 9. Amanhã o TJ realiza outra sessão de posse de 240 técnicos judiciários; hoje assumiram seus cargos 294 novos servidores, sendo 100 técnicos e 194 analistas. Essa nova geração de trabalhadores do TJ irá ocupar, em sua maioria, as vagas existentes nos cartórios de primeira instância.

Dezenas de novos servidores que assinaram o documento de posse aproveitaram o intervalo da solenidade para assinar também suas fichas de filiação do Sindjus-DF. A tendência é que amanhã e sexta-feira a lista de novos filiados aumente, sobretudo após a palestra que o coordenador geral do Sindjus-DF, Roberto Policarpo, fará na sexta-feira, às 16h, na solenidade de boas-vindas aos jovens servidores da Justiça. É interessante observar que durante boa parte do tempo que durou a posse, muitos dos novos servidores procuravam informações com os funcionários do Sindjus-DF sobre o andamento do PCCR na Câmara dos Deputados.

Na palestra de saudação aos novos servidores Policarpo dará explicações mais detalhadas sobre os projetos de revisão salarial da categoria e também falará sobre o papel do sindicato em defesa dos servidores da Justiça, as vantagens de filiação e a necessidade de ampliar os quadros de adesão às lutas da categoria. “Historicamente os jovens exercem um papel fundamental nas lutas sociais em busca de direitos e em defesa das reivindicações não somente da própria categoria, mas da comunidade como um todo”, observou Policarpo.

Antes da assinatura de posse, o presidente do TJDFT, desembargador Nívio Gonçalves saudou os trabalhadores e passou a palavra ao vice-presidente do tribunal, desembargador Romão Cícero de Oliveira. Em seu discurso de boas-vindas, destacou a importância do trabalho que será executado pelos novos servidores e afirmou que a principal tarefa deles é a de se unir aos colegas para superar os obstáculos que surgem diariamente no âmbito da Justiça. “A dívida do Estado com o povo brasileiro é grande e temos a obrigação de atender os anseios da população”, frisou Cícero Romão.

Os familiares e amigos dos empossados poderão acompanhar a solenidade pelo telão disponibilizado no Salão Nobre do Palacinho do TJDFT. Nesse local deverão ficar todos os convidados, respeitando-se o limite de um convidado por pessoa. Após a posse, os novos servidores receberão as boas-vindas da Administração Superior do Tribunal e participarão do curso “Práticas Cartorárias”, promovido pelo Instituto de Formação Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, com duração de uma semana, antes de serem encaminhados para seus locais de trabalho.

Conforme a Secretaria de Recursos Humanos do TJ, o prazo de validade de dois anos deste concurso público expira em 29/4/10, para técnicos judiciários, em 19/5/10, para analistas judiciários e em 6/6/10, para seguranças. A prorrogação para mais dois anos, prevista em lei, dependerá da decisão da futura administração do TJDFT, que tomará posse no mês de abril.

Fonte: Assessoria de imprensa