DIAP – Agenda Política: ano político começa com abertura do Legislativo

O ano só começa de fato depois do Carnaval, de 6 a 8 de março, mas o ano político se inicia a partir desta quarta-feira (2), quando os trabalhos do Legislativo federal começam, com a eleição dos presidentes das duas casas do Congresso – Câmara e Senado.

Após a eleição para os membros das mesas diretoras da Câmara e do Senado, bem como a definição dos líderes partidários haverá a escolha dos membros das mesas das comissões temáticas permanentes.

Veja, a seguir, a previsão dos principais acontecimentos políticos desta semana:

Segunda-feira (31)

– A presidente Dilma Rousseff viaja para Buenos Aires onde terá reunião com a presidente Cristina Kirchner.
– DEM se reúne, às 18 horas, para definir o novo líder da bancada, que atualmente é comandada pelo deputado Paulo Bornhausen (SC). Serão candidatos os deputados Antonio Carlos Magalhães Neto (BA) e Eduardo Sciarra (PR).
– O Banco Central divulga o resultado do setor público consolidado em dezembro.
– O Ministério da Previdência Social divulga os resultados de dezembro de 2010 do Regime Geral de Previdência Social.
– A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga a Sondagem da Construção Civil de dezembro. A pesquisa, realizada com 375 empresas entre 3 e 20 de janeiro, mostra o crescimento do setor em todo o ano de 2010 e as expectativas dos empresários para os primeiros seis meses de 2011.

Terça-feira (1º)

– A presidente Dilma Rousseff participa de solenidade de reinício dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal.
– Os novos senadores e deputados federais tomam posse.
– O Ministério do Desenvolvimento anuncia resultado da balança comercial de janeiro.
– O Brasil assume a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Quarta-feira (2)

– Eleição para as presidências da Câmara e do Senado.
– O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, se reúne com representantes de seis centrais sindicais para discutir o reajuste do salário mínimo.

Quinta-feira (3)

– A Confederação Nacional da Indústria divulga estudo especial mostrando o grau de competição entre as empresas brasileiras e chinesas.

Sexta-feira (4)

– Termina o prazo para que entidades de classe brasileiras enviem propostas de oferta para as negociações do acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia.