Dia 12 de março é dia do Bibliotecário

Dia 12 de março é celebrado no Brasil o Dia do Bibliotecário, que é o profissional que exerce a arte de organizar e dirigir bibliotecas, sendo a ponte entre o conhecimento e quem o procura. O Sindjus parabeniza todos os Bibliotecários brasileiros, em especial, os colegas que desenvolvem essa atividade nos tribunais e ramos do Ministério Público.

O Bibliotecário é o guia que permite que um universo de pessoas encontre diariamente o caminho pelo imenso universo bibliográfico brasileiro presente nas bibliotecas públicas, populares, comunitárias, escolares, universitárias, infantis, institucionais…

A Biblioteconomia teve ilustres representantes ao longo do tempo como o estadista e inventor norte-americano Benjamin Franklin (1706-1790); o filósofo e teólogo alemão Immanuel Kant (1724-1884); os Papas Nicolau V (1388-1455) e Pio XI (1857-1939), o romancista, historiador e jornalista português Alexandre Herculano (1810-1877); a estadista israelense Golda Meir (1898-1978).

No Brasil, prestamos homenagem ao poeta e engenheiro Manuel Bastos Tigre, que deixou de exercer engenharia para dedicar sua vida, durante 40 anos, aos livros e à Biblioteconomia. Manuel nasceu no dia 12 de março de 1882 e é considerado o primeiro Bibliotecário concursado brasileiro.

Uma das primeiras referências à história da biblioteca nos tribunais brasileiros data de 1890, quando marechal Deodoro da Fonseca regulamentou a Organização da Justiça Federal, que motivou a implantação da Biblioteca da Corte de Apelação do antigo Distrito Federal.

Celebramos esta data pedindo reconhecimento, respeito e valorização a esta profissão. Pedimos também, em específico, cursos de especialização em documentação e terminologia jurídica aos bibliotecários do Poder Judiciário e do MPU.

Precisamos ter consciência de que a Biblioteconomia é um trabalho multiplicador e estratégico, sendo responsável diretamente pela formação da sociedade. Afinal, num país onde o livro ainda é artigo de luxo, o Bibliotecário assume o papel de agente cultural e de transformação social.