Ninguém pode fazer por você

Hoje você tem um compromisso com você mesmo, com sua família e com seus colegas. Hoje tem luta pela aprovação de seu reajuste. Como você pertence a uma categoria cuja união alcançada nas últimas lutas foi o ingrediente primordial do sucesso, deverá dar sua contribuição individual para repetirmos o feito. De forma corajosa e determinada, construiremos uma trajetória de sucesso.

Mais uma vez somos chamados para lutar pelo que acreditamos. Sabemos que essa luta, pela aprovação dos PL 6613/09 e PL 6697/09, como todas as outras, envolve alguns riscos e desafios. Mas não podemos cruzar os braços e esperar que alguém reconheça naturalmente o nosso valor. Precisamos buscar esse reconhecimento a partir da nossa organização. E o sindicato é o nosso instrumento de luta. É de luta que somos feitos.

Conquistar um projeto de interesse dos trabalhadores nunca foi uma tarefa fácil, mas, ninguém pode negar que quando unidos, somos fortes. É com esse espírito que vamos buscar a aprovação do nosso PCCR. Foi buscando acender a chama que há dentro de cada servidor que nós – diretores – visitamos 35 locais de trabalho nos meses de fevereiro e março. Ouvimos as angústias, as dúvidas, as demandas de muitos. E pudemos perceber que a categoria está unida e pronta para iniciar uma nova fase desta “guerra” que é a aprovação de um plano de revisão salarial.

Superando as barreiras, vencendo as dificuldades, aprovamos três planos que trouxeram avanços para nossa carreira e reajustes para nossos salários. E agora vamos sim aprovar o quarto. O governo sempre disse que não havia verba para implantar nossos projetos. As cúpulas do Judiciário e do MPU nunca apoiaram totalmente os nossos pleitos, assumindo a responsabilidade devida com aqueles que compõem os quadros dessas
instituições.

Sempre foi preciso pressionar os poderes Judiciário, Executivo e Legislativo para conquistarmos alguma coisa. A grande mídia há anos se dedica a jogar a sociedade contra os servidores, dizendo que ganhamos muito e trabalhamos pouco. Há sempre um grupo dentro da nossa própria categoria tentando enfraquecer a nossa caminhada.

Portanto, não vivemos nada de novo. Por um lado, isso nos indigna. Por outro, nos fortalece. Afinal, somos provocados a lutar, a dar o melhor de nós. E o melhor de tudo é que conhecemos e sabemos utilizar como poucos uma fórmula vitoriosa: união + persistência + foco + mobilização = sucesso.

Definimos um calendário nacional de mobilização. Nós temos – só de filiados do
Sindjus – mais de onze mil servidores para dividir essa luta. Chegou à hora de conversar com cada colega de trabalho, independentemente se sindicalizados ou não, com o propósito de reunir o maior número de servidores possível em torno das nossas ações.

Só há dois caminhos a seguir: abraçar essa batalha fazendo valer nossos ideais ou se conformar em ser desvalorizado pelo sistema. Escolha o caminho certo e mãos à obra. Acredite no potencial dessa categoria de tantas vitórias. Espero você hoje, às 15h, no STF.

Berilo Leão
Coordenador-geral do Sindjus