Diário de greve: manifestação no STF teve até tartaruga improvisada

A tartaruga feita de madeira e lona verde em frente ao STF não poderia mesmo passar despercebida. Chamou a atenção não só de servidores que participaram do ato do Sindjus na Praça dos Três Poderes na tarde de hoje, mas também da equipe do Profissão Repórter, programa da TV Globo, apresentado por Caco Barcellos. O repórter, que fazia cobertura da sessão de hoje, ouviu os apitos e buzinas do lado de fora e correu para procurar saber o que se passava.

“Expliquei que queremos a aprovação do nosso Plano de Cargos e Salários. E disse também que as pessoas estão enganadas em relação ao nosso salário. Ganhamos até 80% menos que ganha os funcionários da Câmara e do Senado, por exemplo, com a mesma carreira”, reclamou o servidor do TJDFT Roberto Jovane.

Quanto à tartaruga, trata-se da inércia com que o Judiciário tem lidado com as reivindicações dos servidores. A brincadeira, encabeçada pelos servidores do Fórum de Ceilândia, mais uma vez encantou pela irreverência. Afixada no corpo do bicho improvisado, “Com todo respeito ao ser vivo tartaturuga, aqui é o símbolo do imobilismo da cúpula do Judiciário, que não tem demonstrado empenho e boa vontade para defender o nosso aumento”, explicou o servidor do Fórum de Ceilândia Aldinon Vicente Silva.

E a tartaruga percorreu a pista que liga a Praça dos Três Poderes ao Palácio do Planalto, puxada por uma corda. Assim, os servidores do Judiciário que acompanham a manifestação fizeram barulho e fecharam a via por alguns minutos. Em frente ao Palácio do Planalto, gritaram palavras de ordem e fizeram um apitaço.

Junto com os servidores do Judiciário no DF havia também trabalhadores de outros estados, como Pernambuco, Mato Grosso e Goiás. Presidente do Sinjufego (Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal de Goiás), João Batista Moraes Vieira, disse que pelo menos 30 servidores saíram hoje de Goiânia para participar do ato. “Estamos sempre em parceria com o Sindjus e presentes às manifestações para engrossar o movimento. Fomos o 8º Estado a declarar greve e vamos paralisar as atividades a partir do dia 20”, contou.