Relatório do Policarpo: tire suas dúvidas
O relatório de Policarpo sobre PL 6613/2009, apresentado à Comissão de Finanças e Tributação da Câmara, propôs a GAJ de 155% como forma de atingir nosso objetivo de equiparação salarial com os outros Poderes. Para viabilizar essa porcentagem de aumento, propôs também diminuir um pouco o valor da FC, de 65% para 50%. É importante lembrar que o servidor, mesmo ocupante de FC, ganha muito com essa opção. Veja por quê:
1) Haverá um aumento grande, enquanto a diminuição no valor da FC será mínima.
2) Essa diminuição só ocorrerá depois de implantado o reajuste – ou seja, o impacto do aumento salarial no bolso do servidor será tão grande que tornará insignificante a redução da FC.
3) O servidor transformará em salário parte do que ganhava com a função comissionada. E ainda terá benefícios em relação a esses valores na aposentadoria, o que não acontece com a FC.
4) Além disso, minimiza problemas como desvios de função, jornada extra, submissão e dependência, decorrentes do uso da FC como ferramenta de dominação do servidor.
Com o salário isso, evidentemente, não acontece. Com o seu salário a chefia não pode jogar. Esse é um argumento que torna ainda mais claras as vantagens da proposta do relatório de Policarpo para o PL 6613: parte do valor das FCs transforma-se em salário. Confira na tabela abaixo.
CARGO |
PADRÃO |
SEU SALÁRIO HOJE + FC1 |
PL 6613 + FC 1 |
RELATÓRIO DO POLICARPO + FC 1 |
|||
|
C15 |
11.455,29 |
17.343,78 |
18.525,37 |
|||
|
C14 |
11.151,33 |
16.813,72 |
18.008,63 |
|||
|
C13 |
10.856,22 |
16.300,87 |
17.506,95 |
|||
A |
C12 |
10.569,70 |
15.804,67 |
17.019,87 |
|||
N |
C11 |
10.291,53 |
15.324,60 |
16.546,97 |
|||
A |
B10 |
9.791,50 |
14.860,09 |
15.696,93 |
|||
L |
B9 |
9.535,99 |
14.410,68 |
15.262,56 |
|||
I |
B8 |
9.287,94 |
13.975,86 |
14.840,87 |
|||
S |
B7 |
9.047,10 |
13.555,15 |
14.431,44 |
|||
T |
B6 |
8.813,28 |
13.148,11 |
14.033,95 |
|||
A |
A5 |
8.392,96 |
12.754,29 |
13.319,41 |
|||
|
A4 |
8.178,19 |
12.373,24 |
12.954,30 |
|||
|
A3 |
7.969,68 |
12.004,57 |
12.599,83 |
|||
|
A2 |
7.767,24 |
11.648,04 |
12.599,83 |
|||
|
A1 |
7.570,69 |
11.253,27 |
12.599,83 |
|||
|
C15 |
7.379,88 |
10.968,85 |
11.597,17 |
|||
|
C14 |
7.194,61 |
10.627,68 |
11.282,22 |
|||
T |
C13 |
7.014,61 |
10.298,20 |
10.976,45 |
|||
É |
C12 |
6.840,12 |
9.980,02 |
10.679,58 |
|||
C |
C11 |
6.670,57 |
9.672,76 |
10.391,35 |
|||
N |
B10 |
6.365,82 |
9.376,03 |
9.873,27 |
|||
I |
B9 |
6.210,09 |
9.089,47 |
9.608,53 |
|||
C |
B8 |
6.058,90 |
8.812,75 |
9.351,51 |
|||
O |
B7 |
5.712,11 |
8.545,50 |
9.101,97 |
|||
|
B6 |
5.769,60 |
8.287,42 |
8.859,69 |
|||
|
A5 |
5.513,43 |
8.038,20 |
8.424,20 |
|||
|
A4 |
5.382,52 |
7.797,52 |
8.201,67 |
|||
|
A3 |
5.255,43 |
7.565,08 |
7.985,60 |
|||
|
A2 |
5.132,05 |
7.340,64 |
7.985,60 |
|||
|
A1 |
5.012,26 |
7.123,87 |
7.985,60 |
|||
|
|
|