CUT faz ato em SP contra aumento do superávit primário

A CUT promoveu hoje (30) um ato em frente ao edifício do Banco Central, em São Paulo, para reivindicar a redução das taxas de juros e ampliação dos investimentos em políticas públicas e programas sociais. Ontem, o governo anunciou que vai aumentar a meta do superávit primário (economia que o governo faz para pagar os juros da dívida) para conter os efeitos da crise econômica mundial e permitir a redução dos juros. Para o governo, as medidas de aperto fiscal ajudam o Banco Central a iniciar mais rapidamente a redução da taxa básica de juros.

Para o presidente da CUT, Artur Henrique, “essa decisão vai contra a visão da CUT de que é preciso fortalecer o mercado interno e manter as políticas públicas e sociais”. Durante a reunião, Artur deixou claro que a Central não concorda com o aumento do superávit e alertou que a manutenção das políticas públicas e sociais depende fundamentalmente do papel do Estado.

CUT celebra seus 28 anos

A CUT completou no domingo passado, 28/08, seus 28 anos de criação. A história da organização e suas conquistas e desafios foram lembrados na manhã de hoje durante sessão solene no plenário da Câmara Legislativa, com a participação de deputados distritais e federais, como o deputado Policarpo (PT/DF) bem como de sindicalistas e representantes da CUT.

O Sindjus esteve representado pelas coordenadoras Ana Paula Cursinato e Sheila Tinoco, também secretária de Formação da CUT-DF. “O evento foi importante porque além de reafirmar a história da CUT no movimento sindical e no enfrentamento democrático de Brasília também se lembrou de momentos históricos da conjuntura nacional e local onde ela atuou. Nesses momentos, percebemos a importância que a CUT tem no momento atual.

Criada em São Paulo, em 28 de agosto de 1983, a CUT se estruturou em todo o País ao longo dos anos e hoje conta com mais de 7 milhões de associados, além de 22 milhões de trabalhadores na base, se afirmando como a 5º maior central de trabalhadores do mundo.

Fonte: CUT nacional e CLDF