Ipea: servidoras públicas federais ganham melhor do que os colegas

As mulheres que trabalham no serviço público federal saem na frente dos homens quando o assunto é o contracheque. O comunicado Ocupação no setor público brasileiro: tendências recentes e questões em aberto, divulgado hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), mostra que elas ganham, em média, 12,2 salários mínimos por mês, contra os 11,1 dos colegas. Os pesquisadores do instituto pretendem estudar esse fenômeno mais a fundo.

“O destaque das mulheres é uma tendência muito geral, não só no Brasil, como no mundo todo. Em geral, elas ganham dos homens com relação ao nível de escolaridade, o que deve se refletir no serviço publico nos próximos anos”, analisou o técnico Roberto Nogueira.

Nas demais esferas da administração pública, no entanto, os homens são mais bem pagos. Na estadual, são, em média, 6,2 salários mínimos para os homens e 4,6 para as mulheres. Já na municipal, são 3 para os homens e 2,7 para as mulheres. Em todo o serviço público brasileiro, a média é de 5,5 salários mínimos para os homens e 3,9 para as mulheres.

Fonte: Correio Braziliense