A valorização do seu local de trabalho nos rumos da nossa mobilização

A assembleia-geral do Judiciário realizada no dia 29 demonstrou o quão importante a nossa luta é a representação por local de trabalho. O papel desempenhado pelo delegado sindical no tocante à expressão do desejo dos servidores que representa foi fundamental para que tomássemos o caminho mais fiel ao sentimento da categoria.

Durante o mês de novembro, os delegados não foram responsáveis apenas por mobilizar os servidores para as assembleias setorias. Ao todo mais de mil servidores estiveram presentes nessas assembleias e os delegados foram os grandes responsáveis por essa grande mobilização.

Todos entedem que o melhor caminho para aprovar o nosso projeto seria a deflagração de uma greve forte e por tempo indeterminado. Os diretores e delegados estão entre esses. Muitos, pessoalmente, defendem esse pensamento. No entanto, o que deve prevalecer não é a vontade dos diretores ou delegados, mas de seus representados. Afinal, ninguém faz greve sozinho.

As reuniões do Conselho têm o objetivo traçar um caminho coletivo a partir do conjunto de impressões colhido em diversos locais de trabalho pelos delegados. Dúvidas, sugestões, preocupações, elogios, críticas são debatidos no intuito de extrair a mais pura realidade de cada local. É isso que dá condições da direção nortear e aprofundar sua atuação.

Os delegados sindicais são eleitos por local de trabalho, seu campo de atuação está adstrito à representação daquele local, mas, a sua importância é vital, pois, são os porta-vozes de cada setor. Sendo assim, é de grande importância que o servidor esteja conectado ao seu delegado.

Além de levarem para a direção e para os outros delegados os desejos e necessidades de seu local de trabalho, levam ao seu setor as informações oficiais da Diretoria. Esse trabalho de mão-dupla é fundamental em períodos como esse onde há muito boato e muita mentira sendo espalhados pelos corredores numa velocidade muito rápida.

Sendo assim, precisamos valorizar o papel desempenhado pelos delegados, fortalecendo o elo existente entre vocês. Só dessa forma, a exemplo do que aconteceu na assembleia do dia 29, conseguiremos trilhar com exatidão um caminho que atenda diretamente à categoria.

Sheila Tinoco
Coordenadora do Sindjus