Blog do Artur Henrique: O PIB do 3º trimestre foi zero porque o governo errou na mão ao adotar receita passada pelo mercado

Infelizmente, não vi nenhum órgão da grande imprensa nesta quarta-feira admitir sua cota de responsabilidade pelo PIB zero registrado no terceiro trimestre.

Sim, o PIB caiu porque, além da crise internacional, o governo deu ouvidos ao receituário do mercado, amplamente defendido pela mídia, de que era necessário cortar gastos – o que invariavelmente leva a cortes de investimentos – e aumentar a taxa básica de juros para combater uma fictícia “inflação de demanda”.

A soma desse receituário, acentuado no início do ano, causou queda na atividade, com a ajuda da cotação do real frente ao dólar (outro efeito direto de cinco altas consecutivas da taxa Selic).

Outro reflexo dessa política errada, e que nós da CUT criticamos o tempo inteiro, pode se abater sobre 2012 também, uma vez que medidas de incentivo à economia levam pelo menos seis meses para dar frutos.