O Dia: Funcionalismo federal: Discussão sobre reajuste em 2012

Rio – O Ministério do Planejamento adiou para 2012 as reuniões sobre o reajuste salarial e a reestruturação de carreiras com representantes de classes. A previsão é que o primeiro encontro entre as partes ocorra em 25 de janeiro.

A pasta explicou à Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal) que era necessário aprimorar diálogos internos com integrantes do governo.

Segundo a entidade, se reúnem em janeiro lideranças da Secretaria do Patrimônio da União (SPU),da Imprensa Nacional, do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e da AGU (Advocacia-Geral da União).

Em nota, a Condsef informou que a atitude é “mais um motivo para que todos reforcem a unidade e mobilização em seus locais de trabalho”. “A categoria deve estar pronta para pressionar o governo a atender às principais reivindicações e demandas ainda pendentes”, completou.

Os representantes também esperam que o governo antecipe o mês de pagamento dos reajustes que estão em estudo na Câmara dos Deputados. Querem adiantar de julho para abril o mês de aumento nas categorias que já receberam comunicado que foram contempladas. Contudo, é difícil que o governo ceda, pois alega que os reajustes apresentados já foram elaborados respeitando os gastos previstos para 2012 com o quadro de pessoal.