Correio Braziliense: Espaço Criança, na 1ª Vara da Infância e Juventude, precisa de doações


O que o espaço mais precisa é de roupas e fraldas

O sorriso e a alegria retirados do rosto de uma criança pela violência ou por conflito familiar são devolvidos aos poucos com o atendimento na 1ª Vara da Infância e Juventude (VIJ), na 909 Norte. O Espaço Criança, localizado dentro da própria entidade há 10 anos, atende os pequenos enquanto os responsáveis tratam de assuntos mais dolorosos com os profissionais do local. O trabalho também consiste em dar uma primeira assistência a recém-nascidos, acolhidos em situação de rua. Apesar do esforço, a grande demanda faz com que o estoque fique abaixo do necessário. Para que isso não ocorra, a equipe do Espaço Criança precisa de doações.

Há cinco anos na coordenação do programa, a técnica judiciária Raqueline Feitosa conhece cada criança atendida e as necessidades do local. A sala é bem organizada, com um tapete de borracha e brinquedos distribuídos em três pequenas caixas. Um escorregador de plástico compõe o ambiente e faz a alegria de todos. Separado apenas por uma divisória, um pequeno quarto com dois berços e um armário atende os bebês. “O que mais precisamos no momento é de roupas e fraldas para os recém-nascidos e as crianças em geral. Os bebês recolhidos para as instituições não passam por aqui, mas montamos um kit com roupas para eles”, conta Raqueline. Segundo ela, por semana, cinco bolsas são preparadas. No caso das crianças maiores, as roupas são doadas às famílias carentes, assim como os brinquedos.

Além das roupas, são bem-vindas as doações de jogos, brinquedos pedagógicos, livros, lápis de cor e materiais de artes plásticas em geral. “Gostamos de fazer reciclagem e costuras, por exemplo”, explica a coordenadora. Objetos para decoração com temas infantis também podem ser doados.

Doações

Quem quiser ajudar pode deixar as doações para o Espaço Criança e para a rede solidária Anjos do Amanhã, na 1ª VIJ, localizada na 909 Norte. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Os objetos também podem ser levados aos postos da Associação dos Servidores da Justiça do DF (Assejus), localizados em todos os fóruns. Informações: 3103-3285 e 3301-3286 (Espaço Criança) e 3102-3285 (equipe Anjos do Amanhã). Quem tem vontade de ser voluntário pode fazer cadastro pelo site www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br.

Fonte: Correio Braziliense

🔥11 Total de Visualizações