Fenajufe: Dia 25 de abril é dia de lutas dos SPFs

A Fenajufe convoca os servidores do Judiciário Federal e do MPU a participar do Dia Nacional de Lutas, chamado pelo Fórum Nacional de Entidades dos SPFs. O dia será de intensos protestos e paralisações, em todo o país.

Na convocatória do ato, o Fórum avalia que “se há uma crise que preocupa e atinge gravemente a população brasileira não é a crise do capital econômico, mas sim a do serviço público. Precisando trabalhar cerca de quatro meses apenas para pagar impostos ao governo, o trabalhador não consegue ver a contrapartida na qualidade dos serviços que devem ser prestados pelo Estado. O excesso de problemas que afeta a população tem raiz na má administração do orçamento público”, afirma o texto.

Em relação à política de reajuste zero do governo federal e da postura de não negociar os pontos da pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2012, as entidades afirmam, no texto, que “em plena campanha pela valorização dos serviços públicos, servidores de 31 entidades nacionais têm encontrado dificuldades em avançar nas negociações com o governo. Sempre com um discurso de austeridade imposto pela crise internacional, até o momento o governo tem dito não a todas as demandas urgentes apresentadas pelos servidores para garantir melhorias e consequentemente qualidade no atendimento público”.

Mas o governo da presidenta Dilma Rousseff tem mostrado de que o problema em não atender as demandas do setor público não está no apregoado clima de austeridade trazido pela crise, mas sim em suas prioridades. Entre 2011 e 2012 o governo já concedeu ao empresariado aproximadamente R$ 155 bilhões em isenção fiscal. Enquanto isso, no mesmo período, retirou das áreas sociais mais de R$ 105 bi.

Diante dessa política, o Fórum Nacional avalia que os servidores públicos precisam reagir e lutar se quiserem ver atendidas suas demandas mais urgentes. Por isso, no dia 25 de abril, quarta-feira, todos os servidores do país devem participar do Dia Nacional de Lutas com paralisação de atividades. A Fenajufe orienta que os sindicatos filiados se juntem às entidades das outras categorias do funcionalismo em seu estado e participem da organização dos atos unificados.