Assembleia-geral da CUT-DF fortalece luta dos servidores públicos

A assembleia-geral realizada pela CUT-DF, no início da noite de ontem (25), em apoio aos servidores públicos federais em greve, reuniu não só os sindicatos que representam as carreiras federais, mas o universo de entidades filiadas à CUT, fortalecendo a luta do funcionalismo.

Os representantes das entidades cujos servidores já estão em greve fizeram análise da conjuntura, demonstrando a necessidade do movimento ser fortalecido. Disseram sobre a expectativa em torno do dia 31 de julho, data que o governo prometeu apresentar uma proposta, porém ressaltaram que a importância dessa mobilização ser intensificada, pois somente muita pressão e união serão capazes de vencer a política de reajuste zero implantada pelo governo Dilma.

O coordenador Jailton Assis falou em nome do Sindjus, afirmando que a partir do dia 1º de agosto o Judiciário também deflagrará greve, uma vez que as negociações entre Judiciário, Executivo e Legislativo não viabilizaram a aprovação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração de uma categoria que está há seis anos sem receber qualquer reajuste salarial. Também destacou a importância do evento realizado pela CUT e da solidariedade classista, reforçando a necessidade da participação de todos no Dia Nacional de Lutas para que o movimento dos servidores tenha ainda mais visibilidade.

O deputado Policarpo compareceu ao evento transmitindo seu apoio a todas as categorias que estão na luta por melhores condições de trabalho e salários dignos. Em seu discurso Policarpo criticou o tratamento dado aos servidores e colocou seu mandato à disposição da CUT e das entidades classistas para encaminhar as reivindicações dos servidores.

A assembleia aprovou uma Plataforma de Lutas, contendo pontos que dizem respeito diretamente aos servidores do Judiciário e do MPU, como a aprovação dos PLs 6613/09 6697/09; a participação das entidades representativas no processo de negociação; e o fim da judicialização da greve. Um novo encontro ficou marcado para o dia 31 de julho.