Folha de S. Paulo: Servidores federais do Judiciário no DF decidem parar na quarta

Os servidores federais do Judiciário no Distrito Federal vão aderir nesta quarta-feira (1º) à paralisação dos funcionários públicos, em greve há 41 dias.

A Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal) aprovou no último sábado indicativo de greve para a categoria em todo o país. Além do DF, os servidores de Mato Grosso e Rio de Janeiro já definiram a data para o começo da greve: 8 de agosto. Os outros sindicatos estaduais têm até 15 de agosto para definir se aderem ou não ao movimento.

Representantes da Fenajufe e da CUT (Central Única dos Trabalhadores) terão encontro nesta segunda-feira à noite com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Carlos Ayres Britto.

A assessoria da CUT informou que a discussão será em torno da demanda da categoria, que reivindica aumento médio de 56%, dependendo do cargo. “Queremos destravar a negociação e, coincidência ou não, após uma reunião do presidente da CUT, Vagner Freitas, e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, surgiu a nova proposta para os professores”, declarou a assessoria de Freitas, em referência à proposta apresentada pelo governo em 24 de julho.

DECRETO

As 31 entidades nacionais que representam os servidores públicos em greve realizam nesta quarta-feira (1º) reunião para decidir qual medida conjunta adotar contra o Decreto n° 7.777. A medida, publicada pelo governo em 25 de julho, autoriza a substituição dos servidores públicos com atividades paralisadas por funcionários estaduais ou municipais.

Também participam do encontro as três centrais às quais são filiados os sindicatos de servidores públicos –CUT, Conlutas e a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

O secretário- adjunto de relações de trabalho da CUT, Pedro Armengol, disse que haverá algo forte contra a medida do governo. No encontro, sindicatos e centrais discutirão como inviabilizar o decreto. Armengol acredita que uma ação conjunta teria mais impacto.

Até o momento os auditores fiscais e o Sindsep-DF (Sindicato dos Servidores Públicos no Distrito Federal) disseram que entrariam individualmente na Justiça contra o texto.