Mobilização do Sindjus foi show na Esplanada

Mais de 2 mil servidores marcharam do Ministério do Planejamento até o Supremo Tribunal Federal, ocupando o Eixo Monumental, na Esplanada dos Ministérios, nesta terça-feira. A caminhada do Sindjus foi uma demonstração da disposição da categoria em lutar pela aprovação dos Projetos de Lei 6613 e 6697, que tratam do plano de carreira dos servidores do Judiciário e do Ministério Público.

A marcha saiu do Ministério do Planejamento às 16h, e a categoria permaneceu mobilizada até à noite, perto das 20h. Com foguetes, palavras de ordem e som de cornetas, os servidores se mantiveram em alerta em frente ao STF, para pressionar a negociação que ocorria na sala da presidência.

“A caminhada foi uma mostra da quantidade dos servidores do Judiciário e do Ministério Público que estão paralisados. Foi a comprovação de que o movimento está crescendo cada vez mais”, afirma Sheila Fonseca, coordenadora de Comunicação, Cultura e Lazer do Sindjus.

Sheila observa que a marcha dos servidores demonstrou a determinação em pressionar o Supremo para que ofereça resposta satisfatória à categoria, que se encontra há seis anos sem reajustes salariais, e com cada vez mais trabalho, devido ao aumento de demanda nos tribunais e nos cartórios.

“A cobrança aumentou ainda mais depois do não da presidenta Dilma. É clara a disposição dos trabalhadores em exigir respostas do presidente do STF, Ayres Britto.”, acentua Sheila Fonseca.

Os dirigentes sindicais entraram no prédio do Supremo para reunião com Ayres Britto às 17h30 e saíram quase às 21h. Mas o encontro com o presidente da Casa demorou cerca de uma hora. A reunião demorou a começar e ainda foi interrompida uma vez, para que Britto atendesse a um ministro do Executivo que chegou ao STF.

Motivação – “De todas as paralisações que participei desde o dia 1º de agosto, esta foi a mais efetiva”, acentua o analista Judiciário Adaglion Aires de Andrade, do Superior Tribunal Militar.

“Não sei o que aconteceu, mas o pessoal está determinado. Vi as pessoas esperançosas com as negociações, gritando palavras de ordem, muito motivadas mesmo”, acrescenta o servidor.

Veja todas as fotos acessando aqui