Ayres Britto diz que “chegou ao seu limite”

Na audiência concedida nessa quarta-feira, o presidente do Supremo, ministro Carlos Ayres Britto ouviu dos sindicalistas que a categoria considerou insuficiente a última proposta de reajuste apresentada por ele. Ayres Britto disse que entende a posição da categoria, mas que na atual conjuntura econômica de crise “partir de zero para 33%” seria uma grande vitória. “Vocês queriam 56%, e eu consegui 33%, quando o governo dizia que não poderia dar nada. Esse é o meu limite”, disse o presidente do STF.

Corte unilateral

Ao retirar o reajuste dos servidores da proposta orçamentária no ano passado, a presidenta Dilma feriu o preceito constitucional que prevê a recomposição salarial anual, na opinião do Sindjus. Neste ano, ao propor o índice de 15,8%, a presidenta terá um forte argumento a seu favor. Pela forma como o ministro Ayres Brito se expressou na audiência dessa quinta-feira, esse também é o seu entendimento.