Em reunião com secretária-geral do TJDFT, Sindjus discute pauta dos servidores e é informado de vitória na questão da compensação da greve

O coordenador-geral do Sindjus Jailton Assis discutiu uma série de reivindicações dos servidores e bandeiras do sindicato com a secretária-geral do TJDFT, Lídia Borges, na tarde desta terça-feira (23/10). Entre os pontos desta pauta abordados está o modo de compensação dos dias parados durante a greve. A secretária passou as mãos de Jailton, a Portaria Conjunta nº 60, já assinada pelo presidente e que segue hoje para publicação, determinando que essa compensação seja por meio de serviço. Essa portaria representa uma vitória para o sindicato, que sempre lutou por esse modo de compensação, que valoriza a coletividade e não traz prejuízos ao servidor que fez uso de seu direito de greve.

Além desse tema, Jailton tratou da uniformização do pagamento de periculosidade e insalubridade sem necessidade de laudo periódico. A secretária-geral informou que está em processo de discussão a alteração da metodologia. Também será feita uma licitação para que todos os locais recebam visitas técnicas, controladas pelo próprio tribunal, dispensando assim a obrigatoriedade dos laudos periódicos.

Jailton requereu a Lídia a extinção da cobrança de custeio pelo servidor das consultas e procedimentos médicos, uma vez que há casos em que os servidores arcam com 50% do que foi utilizado. O coordenador utilizou como argumento para essa reivindicação o fato que a União, até 2015, irá igualar o repasse recebido pelos tribunais. Deste modo, o TJDFT terá os recursos necessários para deixar o Pró-Saúde mais justo.

“A melhor notícia da reunião de hoje foi, sem dúvida, a Portaria que determina a compensação da greve por meio de serviço. No entanto, vários outros pontos de interesse dos servidores foram expostos e a coordenadora demonstrou boa receptividade em relação a todos. O sindicato vai seguir dialogando com o tribunal e acompanhando de perto esses temas”, afirmou Jailton, que deixou a reunião bastante otimista.