Nesta quinta, Márcio Pochmann faz conferência de abertura do Seminário “Nossa luta é por equiparação!”

Nesta quinta-feira (23), o professor Márcio Pochmann faz a conferência de abertura do Seminário “Nossa luta é por equiparação salarial!”, promovido pelo Sindjus.
O objetivo do seminário é construir os argumentos para a defesa da equiparação salarial dos servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União com os servidores do Poder Legislativo.

Essa argumentação precisa ser construída partindo da importância do serviço prestado pelo Estado e, no caso específico dos servidores do Judiciário e MPU, da prestação jurisdicional e da promoção efetiva da justiça. E, certamente, para ter um serviço público de qualidade é preciso valorizar o servidor público.

Doutor em economia, Márcio Pochmann é atualmente professor da UNICAMP e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, da mesma Universidade. Teve destaque como presidente do IPEA e hoje é também presidente da Fundação Perseu Abramo.

Palestrantes do dia 24 constroem argumentação em defesa da equiparação salarial

No dia 24 continuaremos a construção dos argumentos em defesa da equiparação salarial.

Às 9 horas, Janaína Penalva vai falar sobre o tema “Justiça em números: o papel dos servidores no sucesso alcançado desde a criação do indicador”. Janaína Panalva é Oficial de Justiça do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, professora da Universidade de Brasília e atualmente coordena o Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ.

Às 11 horas, a servidora do TJDFT Marinurze Ribeiro e o consultor Ronaldo Vieira falarão sobre “Conciliação, mediação e formas alternativas de solução de conflitos – os servidores entregando a prestação jurisdicional”. Ronaldo Vieira falará sobre a experiência positiva da implantação da conciliação na Advocacia-Geral da União e Marinurze Ribeiro sobre a experiência exitosa do nosso Tribunal de Justiça na conciliação. Para quem ainda não sabe, o TJDFT é referência no Brasil e no mundo no que diz respeito ao tema e nossos servidores são hoje requisitados pelo CNJ para ministrar treinamento em todo o País.

À tarde, Jean Uema falará sobre “As semelhanças entre as carreiras dos servidores da Justiça e do Legislativo”. Jean Uema é Analista do STF e atualmente é o consultor jurídico do Ministério da Saúde. Como trabalhou por um longo período como consultor da Câmara dos Deputados, conhece bem a carreira e as atribuições dos servidores de lá na prática e tem toda condição de fazer a comparação entre as carreiras.

🔥19 Total de Visualizações